29 de janeiro – Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais

0
320

tumblr_static_tumblr_static__1280

O dia 29 de janeiro é celebrado em todo o Brasil como o Dia da Visibilidade TT. A data é marcada pelas comemorações diante das diversas conquistas recentes de travestis e transexuais, mas também reivindica mais igualdade e direitos humanos para uma das populações mais marginalizadas pela sociedade e principal alvo de discriminação e crimes de ódio entre os LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Em Rio Preto, o GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais) desenvolve uma série de ações de promoção da saúde da cidadania de travestis e transexuais. São realizadas atividades como acolhimento psicológico, apoio jurídico, assistência social e orientação sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids por meio de campanhas educativas.

O apoio oferecido pelo GADA tem sido de extrema importância para homens e mulheres cuja identidade de gênero se difere do sexo que nasceram terem garantidos direitos fundamentais como o acesso à educação, à saúde e ao mercado de trabalho.

Discriminados em ambientes como a escola, locais públicos e trabalhos, muitos travestis e transexuais, principalmente os do sexo masculino que assumem uma identidade de gênero feminina, acabam ficando à margem da sociedade, tendo somente a prostituição como alternativa de sobrevivência, ficando mais vulneráveis à violência, ao uso de drogas e às doenças.

É crescente o número de travestis e transexuais que presentes nas escolas e universidades, no mercado de trabalho e em muitas outras instâncias que as relegaram à marginalidade. No entanto, muito ainda tem de ser feito, principalmente no que se refere à intolerância de muitas pessoas sobre a orientação sexual e a identidade de gênero do seu semelhante, que motiva os crimes de ódio.

Nos dias que antecedem ao 29 de janeiro deste ano (quinta-feira), o GADA realizará uma série de atividades com travestis e transexuais masculinos e femininos de Rio Preto, tais como visitas ao prefeito Valdomiro Lopes e a veículos de imprensa, distribuição de materiais educativos, além de um almoço para autoridades e jornalistas em que será apresentado um panorama do público TT na cidade.

Qualquer travesti ou transexual pode procurar o GADA para solicitar orientações sobre direitos civis e saúde, denunciar violência e maus tratos, reivindicar direitos como a troca do nome de registro pelo nome social nos documentos pessoas, entre outros serviços.

 

GADA Rio Preto

Rua Voluntários de São Paulo, 3398

(17) 3234-6296

www.gada.org.br