Começa no próximo sábado, dia 25, a folia do Carnaval 2017 da Estância Turística de Olímpia. Com o tema “Cidade das Águas Quentes, vem sambar com a gente”. A festa será realizada no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” . Também nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, com programação diversificada.
No sábado, a partir das 21 horas, a abertura fica por conta do cantor, compositor, professor e poeta Edward Marques da Silva, o Wadão Marques, de Olímpia. Acompanhado de sua banda, uma equipe de dez pessoas, Wadão promete animar o público com as populares marchinhas carnavalescas. O show tem duração de cerca de 2 horas e meia.
Em seguida, o agito será da Banda Hera. Outro grupo formado por dez músicos olimpienses que levam ao público o melhor do ritmo do axé. Apesar de o grupo existir há pouco tempo, os músicos que a formaram, em 2014, já tocavam em outras bandas. A primeira fusão foi feita entre o grupo de pagode K-Samba, através dos cantores Emerson, Sheyla e Daiana, com a banda de pop rock Strangers, do guitarrista Gustavo e do baterista Rodrigo. “Nesse Carnaval de Olímpia traremos muito do axé típico da Bahia, som de micareta e algumas músicas que estouraram nesses anos passados”, promete o guitarrista Gustavo.
No domingo, haverá desfile das escolas de samba na Avenida Menina-Moça. Na segunda-feira, o agito volta a acontecer dentro do Recinto. Nesta noite quem abre as apresentações é o grupo Samba 71, banda de Ribeirão Preto que procura relembrar os bons e velhos sambas (os mais conhecidos) e os pagodes dos anos 90, que só se encontra nas fitas jogadas no armário. A banda é formada por Reinaldão no vocal, Humberto Sorriso no surdão, Flauzino no rebolo, Miltinho no violão e voz e Reinaldinho no cavaco e voz.
Depois quem sobe ao palco do Recinto é o cantor e compositor Wesley Mattos, de Olímpia. Ele canta profissionalmente desde os 17 anos e já teve várias experiências na música – fez parte de três duplas, todas elas com destaque na região. Agora, em 2017, Wesley completa três anos de carreira solo. Seu último trabalho está no YouTube e nas redes sociais do artista, contando com seis músicas (Caso Perdido, Causando Impactos, Como é que Sara, Não se Apaixone, Vai Lá e Meu Vício). Quatro são de sua autoria.
Na terça-feira, as escolas de samba retornam à Avenida para a segunda noite de desfile que encerra o Carnaval 2017. Nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, também haverá folia com duas noites de bailes com som mecânico e duas matinês.
ESTRUTURA
Nesta semana, funcionários da Prefeitura trabalham intensamente na preparação do Recinto, especialmente na limpeza e na melhoria da iluminação. Na avenida, foi montada uma arquibancada coberta para abrigar o público. A arquibancada da arena do Recinto também será coberta e o estacionamento oficial estará à disposição dos foliões. As matinês serão nas tardes de domingo e terça, na chamada barraca da APAE.
Batuque na cozinha, brincadeiras infantis e festival de Parintins vão alegrar a Avenida em Olímpia
A folia na Estância Turística de Olímpia trará muitas cores, atrações, diversão e referência à tradição, ao folclore e à cultura brasileira. É o que promete as escolas de samba, que irão desfilar na Avenida Menina Moça, nas noites de domingo (26) e terça-feira (28).
A escola Samba Sem Compromisso abre os desfiles, levando para a avenida, este ano, o tema “Batuque na Cozinha”. A escola terá um carro alegórico e o samba de enredo ficará a cargo dos intérpretes Sheila Ribeiro Pereira e Wadão Marques.
Com 42 anos de existência, a Samba Sem é a escola do coração de muitos foliões olimpienses que se mudaram da cidade, mas não abrem mão de marcar presença nos carnavais e desfilar com a escola. Por isso, o presidente da agremiação, Luiz Fernando Monzani, estima que o desfile tenha cerca de 120 componentes.
“O interessante da história da Samba Sem é que temos 42 anos de Carnaval ininterruptos e somos, hoje, uma das escolas, ou blocos (já que somos pequenos), mais antigos do estado de São Paulo. Tem batuqueiro que sai com a gente há mais de 30 anos”, ressalta Sheila Pereira.
Sobre o samba de enredo ‘Batuque na Cozinha’, a intérprete explica que se trata de uma brincadeira de duplo sentido. “Quem não é do samba não sabe, mas quem tem afinidade com o samba entende assim que ouve o nome.
Cozinha dentro de uma escola de samba é a denominação dada aos instrumentos que fazem a graça do samba, que colocam o tempero, o swing, como o agogô, o ganzá, a frigideira entre outros.
É uma forma de homenagear a cozinha da bateria e enfatizar a importância da cozinha de casa como espaço agregador, acolhedor, um espaço onde o samba acontece na intimidade”. Esta temática mistura o tempero do samba com o tempero da cozinha caseira.
Em seguida, as brincadeiras de crianças vão invadir a Avenida, com a escola Unidos da Cohab, que vem se destacando, nos últimos carnavais, pela criatividade, beleza e especialmente pelo grande número de componentes.
Segundo o diretor geral da agremiação, Dr. Luiz Carlos Roberto, serão cerca de 900 pessoas na passarela do samba.
“Temos a alegria e a honra de termos como parceiros o Tuti Resort, que desfila com a gente e leva para a nossa escola, todo ano, centenas de turistas que estão hospedados no hotel”.
A expectativa da diretoria da escola é que o desfile seja ainda melhor este ano. “Desfile de Carnaval tem de ser em uma avenida. Estamos prontos para estrear na Menina-Moça”, diz o diretor.
A Unidos da Cohab desfilará com dois carros alegóricos e seis alas. O samba de enredo será interpretado por Umarajá, Mário Vieira, Washington, Ricardo Moraes e Sílvio.
Das brincadeiras infantis para as belezas do Amazonas. A Associação Cultural “Vem Comigo” vai encerrar as duas noites de desfile com cerca de 120 componentes na avenida. Serão três alas e um carro alegórico.
A presidente da agremiação, Sueli Filomena Campos, conta que a escola vai falar sobre o Festival de Parintins, a maior festa folclórica do povo Amazonense.
“Vamos sair com muitas cores e alegria. Nossas passistas vão dar um show”, promete a presidente da Vem Comigo.
A ordem dos desfiles foi definida por sorteio realizado pela Comissão Organizadora do Carnaval 2017 e vale para as duas noites. A reunião contou com a presença de integrantes da comissão e representantes das três agremiações. Os desfiles terão início às 21 horas, com saída em frente ao portão de entrada principal do Recinto de Exposições (Recinto do Folclore).
Fotos – Leonardo Concon