Sem nenhum novo óbito Rio Preto tem 82 casos positivos para Covid-19
Rio Preto inicia a semana registrando 82 casos positivos para coronavírus (Covid-19). Ao todo são 1.125 casos notificados desde o início da pandemia, com 1.061 deles descartados, 89 ainda em investigação e 1.648 com algum tipo de síndrome gripal.
Os profissionais de saúde lideram a quantidade de casos positivos para Covid-19 com 39 registros.
Durante atualização dos números o secretário de Saúde Aldenis Borim revelou dados sobre o Projeto Sentinela que consiste na testagem da população que apresenta síndrome gripal leve e que pode ter o coronavírus.
Os exames do tipo não são uma exigência do Ministério da Saúde, no entanto, desde o dia 20 a saúde local introduziu o teste como forma de aumentar a percepção dos casos positivos, e ter a real dimensão do número de contaminados pela doença.
Em uma semana foram realizados testes, do chamado PCR, em 219 pessoas com síndrome gripal leve, sendo que em 7 foram confirmados o Covid-19, 164 foram destacados a doença e 48 pessoas ainda aguardam os resultados dos exames.
Os números revelam que existe uma positividade de 4,1% para pessoas com coronavírus mas que apresentam apenas sintomas leves para gripe.
“Antes colhíamos apenas dos pacientes graves e dos profissionais de saúde. Essa ampliação é um trabalho que está sendo realizado em Rio Preto. Não se assustem se aumentar os casos positivos, porque estamos testando mais com objetivo de saber os casos não graves com os de Covid-19”, explica o secretário Aldenis Borim.
“Estes 7 pacientes com síndrome respiratória leve não estariam na nossa estatística porque não são coletados conforme o Ministério da Saúde preconiza. Então teremos, obviamente, mais casos confirmados”, diz.
Em relação a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até o momento foram 268 notificações, sendo que 47 permanecem internados (35 em enfermaria e 15 em UTI).
O secretário mostrou a realidade dos casos positivos de Rio Preto quando se compara ao Brasil e ao Estado de São Paulo, na proporção de contaminados para cada 100 mil habitantes.
Neste cenário a cidade tem 16 casos por 100 mil habitantes, o Brasil registra 28 casos e o Estado de São Paulo 44.
Em relação aos óbitos a letalidade em Rio Preto é de 10,81%, enquanto no Brasil é de 6,86% e no Estado 8,33%.