No mundo do empreendedorismo, a arte do convencimento é essencial para que um negócio fascine seu público-alvo e consiga apoio financeiro. Uma técnica muito usada por empresários é o storytelling – termo inglês que significa “contar histórias em formatos relevantes” –, que tem ajudado várias empresas a “vender” suas ideias. Para falar mais sobre o assunto, o Movimento Startups Rio Preto realiza na próxima terça-feira (24/03) o Meetup Business, com a palestra Storytelling para startups, ministrada pelo empresário Gustavo Santi, gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil e sócio consultor do Laboratorium, empresa destinada ao empreendedorismo inovador.
Segundo Ariel Costa, diretor geral do Movimento Startups Rio Preto, a ideia de trazer esse tema para o Meetup Business surgiu pela dificuldade que alguns empreendedores sentem quando precisam falar de sua startup. “Muitas vezes, a ideia do projeto é interessante, mas na hora de explicá-la o empreendedor não sabe ser convincente e, por isso, não consegue atrair a atenção de futuros parceiros e investidores, pessoas importantes para a viabilidade do futuro negócio”, comenta Costa.
Uma das principais características de um storytelling bem produzido é o poder de encantar o ouvinte. Para isso, ao falar do projeto, o empreendedor precisa organizar as ideias de maneira que o interlocutor crie alguma relação afetiva com o produto ou serviço oferecido. “É necessário adaptar o meio pelo qual a mensagem é transmitida, criando uma narrativa mais adequada para se ‘vender’ a ideia de startup”, explica o palestrante Gustavo Santi. “Dessa forma, o empresário consegue fazer uma boa ‘contação de histórias’, criando laços de empatia com quem está ouvindo a mensagem”, conclui.
O Meetup Business será realizado no Senac a partir das 18h30. Para participar, basta fazer a inscrição pelo site http://www.eventick.com.br/meetup-business. A entrada é R$ 15.