O SESI Rio Preto apresenta nos dias 2 e 3 de maio, sábado às 20h e domingo às 19h, o espetáculo inédito no Brasil, A Costureira, encenado pela palhaça suíça Gardi Hutter. A entrada é gratuita.
A Costureira nasceu do desejo de Hutter em montar um espetáculo no qual pudesse abordar a relação entre o destino e a morte como um divertido jogo de vida. O monólogo é dirigido por Michael Vogel, ator e diretor da companhia alemã Familie Flöz, reconhecida internacionalmente por seus espetáculos.
“O público irá se divertir com Gardi Hutter, uma mulher que conquistou o seu espaço como palhaça, papel historicamente ocupado por homens, e tornou-se uma das grandes referências internacionais”, enfatiza Maristela Teodoro de Sá, analista de Projetos Culturais do SESI-SP.
Sinopse
Nessa bem-humorada alegoria da vida, a mesa de costura se torna um novo universo. Uma bisbilhotada através de uma casa de botão é suficiente para ver o fio da história de Joana, que se desenrola como seus tecidos. Os manequins estão ao seu redor e nem mesmo a morte é capaz de aquietar suas enormes tesouras. O abismo se abre dentro dessa caixa de costura. A roda do dia a dia também faz parte desse atelier, gira ao redor da finitude do ser humano e da infinitude do jogo das relações. Entre agulhas e carretéis, o destino pode muito bem estar por um fio.
SESI Montagens Internacionais – O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP promove a diversidade cultural e o intercâmbio entre povos, proporcionando variadas experiências estéticas para o estímulo à formação de novas plateias. Os espetáculos de teatro, dança e performance de companhias e artistas de outros países, são selecionados via edital de chamamento ou convite e circulam nos teatros do SESI São Paulo, gratuitamente, o que contribui para que diversos públicos, adulto, jovem e infantil, tenham acesso a produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia internacional.
Gardi Hutter
Uma das maiores artistas de clown do mundo, Gardi Hutter nasceu na Suíça, em 1953. Palhaça, mímica e atriz, com mais de 30 anos de carreira, Gardi Hutter é uma celebridade em diversas partes do mundo e também no Brasil, onde é referência para todos que desenvolvem o trabalho do palhaço. Outros dois espetáculos de Gardi já passaram pelo Brasil Joana DArpo e O Ponto.
Autora de suas próprias peças, teve como principais inspirações Charlie Chaplin e Buster Keaton e traz como características de interpretação ligadas à commedia dell’arte, ao Arlequim. Hutter formou-se pela Academia de Artes Dramáticas em Zurique e aprimorou seus estudos no Centro di Ricerca per il Teatro em Milão (Itália).
A atriz recebeu diversos prêmios culturais na Suíça, Alemanha e França. Em 2007, recebeu o grande prêmio do Festival Internacional Fringe de Nova York, considerado um dos mais importante festivais de artes performáticas do mundo. Suas turnês passaram por 32 países, com mais de 3.000 apresentações.
Informações: (17) 3224-2499
Entrada gratuita – Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo.