A Santa Casa de Misericórdia de Rio Preto abriu as portas de seus quartos de internação do Sistema Único de Saúde (SUS) para a exposição de um projeto fotográfico .
De autoria do premiado repórter-fotográfico do jornal Diário da Região Guilherme Baffi, a exposição Vida, um presente de Deus! decora os 46 quartos que atendem pacientes do SUS e também corredores do hospital com imagens inéditas, capazes de traduzir o fascínio da natureza e do homem em suas mais diferentes formas.
Ao todo 112 imagens, com molduras personalizadas, estão expostas no interior dos quartos, sendo duas em cada unidade, e também nos principais corredores.
A iniciativa é uma espécie de grito contra o sentimento de desesperança que se tornou comum nos ambientes hospitalares de todo o país. A morte de seu pai, o consagrado fotógrafo Edson Baffi, em 2011, abriu seus olhos para um mundo até então desconhecido.
Ao acompanhá-lo em sua luta pela vida, mesmo diante da comodidade oferecida num hospital particular, Guilherme Baffi percebeu o quanto homens e mulheres ali internados estavam reféns de um ambiente sem nenhum tipo de humanização, sem nenhuma iniciativa capaz de transformar aqueles locais em espaços mais agradáveis e inspiradores para os pacientes ali internados.
“Vida, um presente de Deus!apresenta fotos de ângulos e luzes de diferentes momentos do extraordinário espetáculo da vida. Seu objetivo é iluminar e inspirar dias e noites de pacientes que não abrem mão de viver suas lutas e desafios com muita fé e esperança”, destacou.
Ao decidir levar sua obra de arte até os quartos da Santa Casa de Misericórdia, Guilherme Baffi revela e aposta no potencial transformador que a fotografia pode exercer em qualquer espaço, mesmo aqueles até então considerados inóspitos para a realização de uma exposição fotográfica.
Para ele, a imagem fotográfica é hoje uma das mais celebradas expressões artísticas e pode cumprir a importante missão de superar fronteiras, imaginárias, geográficas ou sociais.