Na noite desta quinta-feira, dia 23 de julho, cerca de cinco mil pessoas estiveram no anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal para acompanhar as apresentações da abertura 15ª edição do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT, “Circo Vintage” do grupo rio-pretense AD Produções Artísticas e “Casa Grande Senzala – Manifesto Musical Brasileiro” da Cia Os Ciclomáticos, do Rio de Janeiro.
Dando continuidade na programação do evento, os amantes do teatro poderão conferir, nesta sexta-feira, dia 24 de julho, a diversidade artística de quatro estados brasileiros – Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo -, por meio dos espetáculos que serão apresentados na rua, nos teatros e em espaços alternativos da cidade.
Um dos destaques da programação desta sexta-feira é o espetáculo “Fortes batidas”, da Cia. de Pedro Granato, de São Paulo/SP. A apresentação que será às 21h, na D-Nite, leva o público, literalmente, a participar de uma balada, que é o cenário da peça. A encenação mostra a noite vivida por 15 jovens, cruzando desejos e entrando em conflitos embalados pelas “fortes batidas” da música. Na balada eles tentam driblar a solidão com bebida, música alta e a busca por novos relacionamentos. A classificação etária é 18 anos.
A mostra Diversidade traz “Uma flor de dama”, do Coletivo Artístico As Travestidas, de Fortaleza/CE, no Teatro Municipal Paulo Moura, às 23h, a classificação é 18 anos, e “Avental todo sujo de ovo”, da Cia Palhaço Noturno de Teatro, de São José do Rio Preto, no Teatro SEST/SENAT, às 20h, indicada para maiores de 16 anos. O grupo rio-pretense Cia Cênica apresenta, às 21h, no Teatro Municipal Nelson Castro a peça “Acordes”.
Na Praça Rui Barbosa, localizada no Calçadão do Centro da cidade, Os Ciclomáticos Cia de Teatro, do Rio de Janeiro, que abriram a programação do FIT com “Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro”, apresenta às 11h30, o espetáculo “Minha alma é nada depois dessa história”, inspirado em um conto Gero Camilo, que fala sobre o amor de um vigia por uma mulher misteriosa que desaparece.
No Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 20h, a companhia Ave Lola – Espaço de Criação, de Curitiba/PR, encena “Tchekhov” que mostra a dramaturgia de Anton Tchekhov, um dos criadores do Teatro de Arte de Moscou, que tanto influenciou a produção artística da época, até os dias de hoje.
A Cia. Casa Amarela, de Catanduva/SP, encena também no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi, “El dia que me quieras”. Inspirados pelas ideias do filho Ian, os atores Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues criaram o espetáculo que tem a famosa canção homônima de Carlos Gardel como tema de ligação. A temática da adoção é tratada de forma lúdica, através da história de um casal de pinguins que vive na Patagônia Argentina em meio ao tédio de uma vida sem mudanças e novidades. Ele, um cantor de tango frustrado. Ela, uma fêmea que não conseguiu ser mãe. Até o dia em que uma nevasca traz à cena um ovo perdido. O espetáculo será apresentado, hoje (24/07) em duas sessões às 11h e às 15h. A classificação é livre.
Ainda como parte programação do FIT 2015, nos dias 24 e 25 de julho, o francês Jean Jacques Lemêtre ministra a oficina “O Corpo Musical”, das 14h às 18h, no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. A oficina de Lemêtre aborda as relações entre a música e o teatro a partir de princípios como o “corpo melódico”, o “corpo harmônico” e o “corpo rítmico”. Esta é uma das bases do Théâtre du Soleil, reconhecido pelo exímio trabalho coletivo dos artistas.
Bilheteria
Nesta edição, os ingressos para os espetáculos nos espaços fechados poderão ser retirados mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível ou uma obra literária (em bom estado), por pessoa. A bilheteria será na Oficina Cultural Fred Navarro, localizada na rua Jorge Tibiriça, 3243 – Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h e aos sábados das 9h às 16h.
Cada pessoa poderá retirar um ingresso por espetáculo, compatível com a grade de programação, ou seja, não será permitida a retirada de ingressos para as peças teatrais que acontecem no mesmo horário. No caso das produções infanto-juvenis, um adulto poderá retirar até dois bilhetes por peça. Nos dias das apresentações, havendo disponibilidade, os ingressos poderão ser retirados, uma hora antes, no local da encenação. Mais informações pelo telefone: (17) 3234 2405 ou pelo
Veja abaixo a lista de espetáculos, em espaços fechado, que ainda possuem ingressos:
Dia 24 – “Uma flor de dama”
Dia 25 – “Uma flor de dama”
Dia 26 – “Cabeça oca”, às 22h
– “Iara – o encanto das águas”, às 15h
Dia 27 – “Iara – o encanto das águas”, às 19h
Dia 28 – “Trinidad Guevara”
Dia 29 – “Trinidad Guevara”
Dia 30 – “Comissura”
Dia 31 – “Comissura”
A programação do FIT 2015 vai até o dia 31 de julho, mais informação, acesse www.festivalriopreto.com.br