TRT inaugura nesta segunda-feira Centro Integrado de Conciliação de Rio Preto

0
245

TRT inaugura nesta segunda-feira (3/8) Centro Integrado de Conciliação de 1º Grau da Circunscrição de São José do Rio Preto

Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos
Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos

Em cerimônia que contará com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, será inaugurado nesta segunda-feira (3/8), às 11 horas, o Centro Integrado de Conciliação (CIC) de 1º Grau da Circunscrição de São José do Rio Preto, que vai funcionar no Fórum Trabalhista do município, na Avenida José Munia, 5.500.

O evento contará ainda com a presença da vice-presidente judicial da Corte, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho (VT) local e diretor do Fórum Trabalhista, juiz Hélio Grasselli, e da juíza Daniela Renata Rezende Ferreira Borges, que será a coordenadora do CIC de São José do Rio Preto, o quarto a ser instalado na 1ª instância da 15ª Região – o primeiro foi inaugurado em Campinas, em 16 de março deste ano, seguido de Presidente Prudente (24/7) e Bauru (31/7).

O Centro atenderá também outros 14 municípios da Circunscrição: Jaci, Mirassol, Uchoa, Bady Bassitt, Palestina, Onda Verde, Nova Granada, Guapiaçu, Cedral, Ipiguá, Potirendaba, Paulo de Faria, Orindiúva e Neves Paulista. A população das 15 cidades somam aproximadamente 640 mil pessoas, de acordo com a estimativa para 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A principal atribuição dos CICs é propor a mediação e a conciliação em qualquer fase processual. Para isso, conta com estrutura composta por magistrados e servidores, atuando em mesas-redondas.

 

Intensificação

Nos últimos 10 anos, as quatro Varas do Trabalho de São José do Rio Preto receberam 71.190 processos trabalhistas e solucionaram 68.472, sendo 26.480 por conciliação (38,7%). Nesse período, os acordos resultaram em cerca de R$ 218 milhões homologados aos trabalhadores. Com a atuação do CIC, a meta é elevar o índice de conciliação em pelo menos 20%.

Até o fim do ano o TRT deverá instalar mais quatro CIC, nas demais sedes de circunscrição do Regional – Araçatuba, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba. “A Justiça do Trabalho tem a vocação conciliatória desde a sua origem, tanto que, de início, suas unidades de 1ª instância se chamavam Juntas de Conciliação e Julgamento. Na 15ª Região, em média 45% dos processos são resolvidos por acordo, mas em algumas varas do trabalho o percentual passa dos 50%. Com a instalação dos Centros Integrados de Conciliação, o objetivo do Tribunal é atuar de maneira ainda mais incisiva no sentido de solucionar um volume cada vez maior de ações por intermédio do acordo, que é a forma mais benéfica de se concluir um processo judicial, não só para o próprio Judiciário, mas principalmente para as partes. Devemos lançar um novo olhar para a conciliação e quebrar o paradigma da cultura da sentença, que ainda existe no País”, ressalta o desembargador Lorival.

A expectativa do diretor do Fórum de São José do Rio Preto é também bastante positiva. “Com a instalação do CIC, Rio Preto e região mais uma vez são agraciadas com uma iniciativa pioneira na Justiça do Trabalho. Com o Centro, as partes terão tratamento especializado e voltado diretamente à composição amigável do litígio, possibilitando que, de acordo com a sua autonomia privada e com o auxílio do juízo, encontrem a melhor solução que satisfaça os seus anseios e coloque fim ao conflito existente”, disse Grasselli.