GRUPO NÓ NAS CADEIRAS SE APRESENTA NO SESI SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

0
250

O espetáculo A Época de Ouro da Gafieira do grupo Nó nas Cadeiras será apresentado no dia 19 de setembro, sábado, às 20h, no SESI  Rio Preto. Com um repertório repleto de contagiantes sambas de gafieira, a atração foi selecionada por meio do Edital de Projetos Locais 2015. A entrada é gratuita.

O grupo transforma o show em uma viagem através do samba dos anos 30 ao final dos anos 50: um dos períodos mais ricos da música popular brasileira. Exclusivamente, o samba tocado nas gafieiras. Um tipo de samba atualmente pouco tocado, criado nos antigos bailes de gafieira do Rio de Janeiro e que tem como características principais a influência do choro, a dança em par, a presença dos metais e a improvisação dos instrumentistas. Com isso, o a banda revive e revisita esse período se baseando em pesquisa histórica e respeitando as tradições, por meio de arranjos e instrumentação característicos da época.

O musical A Época de Ouro da Gafieira foi uma das atrações selecionadas por meio do Edital Local de Chamamento 2015 – Projetos Culturais. Aberto no primeiro semestre do ano, o edital resultou na contratação de projetos nas áreas de Música e Artes Cênicas que integrarão a programação cultural 2015 do SESI São José do Rio Preto. A iniciativa visa estimular a produção cultural da região por meio da escolha de projetos de grupos e artistas sediados a no máximo 250 km do SESI São José do Rio Preto.

 

Sobre o Nó nas Cadeiras

Criado em 2013, o Nó nas Cadeiras surgiu com o intuito de valorizar e promover os sambas e choros da época de ouro da nossa música brasileira.  Composto por 8 integrantes de quatro cidades diferentes, formados nas principais instituições de música popular do estado de São Paulo, o grupo tem uma formação instrumental característica de um típico regional: 02 violões, cavaco, pandeiro e percussão; com o acréscimo dos metais: trombone, saxofone e flauta. Com arranjos típicos da época e a improvisação dos sopros com a bagagem do choro, queremos manter a tradição.

 

Repertório

Ao velho Pedro (Paulo Moura)

Na baixa do sapateiro (Ary Barroso)

Recenseamento (Assis Valente)

Dama do cabaré (Noel Rosa)

O que se leva dessa vida (Pedro Caetano)

Essa mulher tem qualquer coisa na cabeça (Cristóvão de Alencar e Wilson Batista)

Vamos deixar de intimidade (Ismael Silva)

Chorinho de gafieira (Astor Silva)

Piston de gafieira (Billy Blanco)

Stanislaw Ponte Preta (Altamiro Carrilho)

Sem compromisso (Geraldo Pereira)

Já te digo (Pixinguinha)

Nem é bom falar (Ismael Silva)

Falsa Baiana (Geraldo Pereira)

E o mundo não se acabou (Assis Valente)

Escurinho (Geraldo Pereira)

Sambei 24 horas (Wilson Batista)

Rio de Janeiro (Ary Barroso)

 

 

 

 Teatro do SESI São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656 – Vl. Elvira

 

19 de setembro, sábado, às 20 horas

 

 

Informações: (17) 3224-2499

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos remanescentes do sistema Meu Sesi serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo

[mp_ads_system ads_system_select=”15986″]