Aconteceu ontem, dia 13/10 a final do “Frei Gourmet”. O ganhador foi o prato “Aradão”- porção de linguiça, carne e peito de frango assados em uma peça de disco arado, dando um toque todo especial do campo. O prato é uma criação de Samir César do Carmo da cidade de Tanabi.
Samir ganhou uma Bolsa de Estudos no curso Chef Express do IGA (Instituto de Gastronomia das Américas), uma dolmã exclusiva do evento e vai ter a receita assinada com seu nome no cardápio do Frei Caneco.
Saiba mais – A competição, realizada pelo Frei Caneco Choperia, tem como objetivo encontrar novos talentos, dar oportunidade para os frequentadores da choperia mostrarem seus talentos na cozinha e deixarem sua marca no cardápio. Nesta primeira edição, o concurso teve 60 receitas inscritas. Desse total, cinco foram escolhidas como finalistas, por um banca de jurados formada por representantes do Frei Caneco e profissionais da gastronomia da região. Para eleger as melhores receitas, os critérios avaliados foram: originalidade, criatividade, harmonização e viabilidade econômica.
Além do ” Aradão”, outros quatro pratos foram selecionados e degustados na final
Black Chicken – pequenas coxas de frango com um toque de cerveja preta e pimenta rosa, entre outras especiarias – de Eduardo Melzi Neto, São José do Rio Preto;
Bolinho do Tio Ivan – feito de carne, linguiça que tem como um dos “temperos” a cerveja preta – Ivan Aparecido Correia, São José do Rio Preto;
Outra do Toco – um empanado de carne, queijo e berinjela temperado com pimenta e azeitonas pretas – de Vergilio Dalla Pria Junior, São José do Rio Preto/SP e
Rabicó – Copa Lombo feito na manteiga caramelizada e mel, temperado na mostarda, pimenta calabresa e outras especiarias – de André Barrenha, São José do Rio Preto.
A Grande Final
As receitas finalistas foram executadas pela equipe da choperia e pelos cinco finalistas e servidas aos clientes da casa. Os clientes degustaram e avaliaram cada prato.
O júri técnico foi formado por Vinícius Belucci, Cacaco Cunha e Marcella Portella, representantes do Frei Caneco; Rodrigo Bueno, professor do Senac e chef da empresa Rodrigo Bueno Soluções em Gastronomia; Nathália Aranha, coordenadora de Gastronomia da Unilago; e André Otero, diretor de expansão do IGA. Na final, os quesitos avaliados pelo juri foram sabor, textur, apresentação, e domínio da técnica empregada.
Os cinco finalistas do Frei Gourmet foram premiados com um avental exclusivo do evento; um kit da Hotelaria Express; cortesia Cabelo e Barba da Dom Lourenço Barbearia; tratamento estético (Peeling Ultra Sônico) do Espaço Vitta; tratamento de Beleza da Kaborges; um kit especial de cachaças artesanais da Dom Tapparo Engenho.
Que animou a noite foi o músico Wagninho da Banda Chá Lua, como melhor do pop rock, reggae e MPB.
A casa lotou de uma torcida animada, veja alguns cliques da noite e a cobertura televisa em breve com exclusividade no Malu Rodrigues Visita.