Inspirada pela relação de fé e bondade que a figura angelical representa e pelo clima natalino das celebrações de final de ano, a artista plástica Tida Ricco realiza, de 3 a 13 de dezembro, no Riopreto Shopping, a exposição “Já pediu aos Anjos?”. A mostra, que acontece na Praça 4 de Eventos, abre nesta quinta-feira, às 19h30, e faz parte da programação da campanha de natal do centro de compras, composta por cerca de 20 anjos e telas da artista.
A palavra anjo tem origem no termo grego ággelos e significa mensageiro. Os anjos são considerados seres divinos que possuem a grande missão de transmitir as mensagens de fé.
Na exposição, o visitante irá conferir, por meio da arte, toda a magia dessa figura celestial. Cada obra traz um traço desse mundo místico. “Uma das peças que mais me sensibiliza é a de um anjode perfil com as mãos a cima da cabeça em posição de oração”, revela Tida. “Eu não costumo colocar nome em minhas obras, porque acho que pode limitar a imaginação das pessoas. Mas o título da exposição já questiona o público, que também poderá se sensibilizar pela beleza e magia dos anjos e o que eles representam, que é o bem em cada um de nós.”, reforça a artista.
Sobre o processo de criação, Tida Ricco conta que levou cerca de dois meses para preparar as telas e que pergunta que dá nome à exposição surgiu de uma conversa com sua tia Herlinda Martins, de 85 anos. “Comentei que iria fazer uma exposição de anjos e na hora, ela me olhou e me perguntou ‘Você pediu aos anjos pra fazer essa exposição?’. Naquele momento, achei muito interessante e profunda essa pergunta e foi assim que decidi o nome da exposição”.
Para a criação das peças, a modernidade e a tradição estiveram presentes nos métodos utilizados na produção das obras. “Foram usadas duas técnicas. Uma delas é com o papel machê, que é uma técnica milenar que se originou na China, e a outra é a manipulação de fotografias por meio de aplicativos de celular o que é muito usado hoje em dia. É interessante como dois métodos completamente diferentes e de tempos diferentes podem se interagir de uma maneira simples e bonita”, comenta Tida.