Férias escolares, verão e descanso são apenas alguns dos motivos que tornam o mês de janeiro um dos preferidos para viajar e os primeiros dias do ano já mostraram que a Estância Turística de Olímpia, este mês, foi a preferência de muitos turistas.
Com capacidade para receber 15 mil pessoas por dia, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais registrou crescimento de 16% no movimento em relação ao mesmo período do ano passado, segundo Marcos Bittencourt, Supervisor de Marketing do clube. Ainda de acordo com o Departamento de Marketing, a expectativa para este mês é de 15% a mais de público comparado aos demais meses do ano.
A perspectiva também é positiva para os meios de hospedagem. Segundo pesquisa de expectativa de movimento, realizada por amostragem pela Secretaria Municipal de Turismo, 58,3% da rede hoteleira estimam ter ocupação acima de 60%, em janeiro.
Talita Santoro, por exemplo, faz parte das estatísticas. A confeiteira, de São Paulo capital, ficou hospedada em hotel e veio pela segunda vez, com toda a família. “Dessa vez, viemos em quatro carros. A primeira vez que nós viemos, achamos incrível. Por isso, decidimos vir de novo. Meu sogro não conhecia e a gente resolveu trazer ele. Tem atrações pra todas as idades e pretendemos voltar todo ano”, conta a fiel turista.
Por outro lado, se o que se esperava eram muito sol e calor, o índice de chuvas também surpreendeu. O clima tropical, caracterizado pelo verão quente e úmido, tem apresentado temperaturas mais amenas e probabilidade de chuva que atinge a marca dos 80%, durante quase todo o mês, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/CPTEC). Porém, apesar da mudança climática, o movimento no parque continua intenso, uma vez que, as piscinas de águas quentes tornam a visita agradável.
Tatiane Aparecida Fonseca de Oliveira é pedagoga, em São Paulo, e é a terceira vez que visita a cidade, mas a família já veio a Olímpia mais de seis vezes. Para ela, a água quente é uma ótima opção. “Viemos com toda a família. Ficamos hospedados em algum ‘sitiozinho’ e visitamos o parque. É bom para trazer as crianças e a água quentinha ajuda bastante”, ressalta.
“Ficamos impressionados com o grande movimento deste começo de ano. As chuvas não têm tido grande influência na perda de fluxo. Vimos muitas filas e carros dos mais diversos lugares do país. Pessoas que saíram de suas casas para fazer girar nossa economia e 2016 começou com excelentes resultados”, entusiasma, Beto Puttini, Secretário de Turismo.