Brotas é conhecida com a capital do turismo de aventura graças aos recursos naturais e investimentos da sua gente.O acesso a Brotas é muito simples, partindo de Rio Preto pela pela Washington Luís sentido São Paulo e virando depois de São Carlos para a SP-225.A estrada é ótima, são apenas 273 quilômetros, porém são 5 pedágios.
O município reúne inúmeras atividades ao ar livre. O rio Jacaré Pepira é um do poucos rios limpos do Estado de São Paulo, com mais de 40 cachoeiras e perfeito para esportes aquáticos.
Chegamos no final da tarde e nos hospedamos no Hotel Fazenda Jacaúna, que fica pertinho da cidade, mas é um ambiente com muito verde,tem o clima de uma antiga fazenda.
No hotel fazenda que você avista coelhos saltitando pelo gramado, aves da nossa fauna como emas, maritacas, araras, periquitos…
Tudo é caprichosamente cuidado,a piscina tem uma água quentinha, aquecida com aquecedor solar.
Perfeito para quem tem crianças.
Com cenário perfeito para prática de turismo de aventura e ecoturismo, Brotas é um lugar de diversão certa,mas descobrimos que possibilita, também, o descanso, pois vários meios de hospedagens são verdadeiros refúgios.
Foi a nossa primeira parada, e sinceramente,a vontade era de deitar na rede e ficar bem quietinha por lá, mas vamos ao trabalho!
Nosso primeiro passeio foi a fábrica de cerveja artesanal Brotas Beer.Afinal este é para ser um fim de semana radicalConversamos com Marcio Secafim, o autor da obra, e descobrimos que ele é de Rio Preto.
No sábado pela manhã fomos conhecer uma fazenda que tem o turismo e as atividades rurais paralelas.
O “Areia que Canta” é um hotel com dimensão e rotina de fazenda. Trezentos hectares de natureza com tudo o que se tem direit, incluindo a nascente “Areia que Canta”, dentro do hotel.
Muita natureza, tranquilidade, boa comida , apartamentos amplos, arejados e confortáveis e toda estrutura de gastronomia e lazer .
Matas, trilhas, banho de rio, outro lugar maravilhoso que você chega e querer ficar. Também é um lugar perfeito para quem tem crianças ou não.
Não tivemos tempo suficiente para conhecer tudo,mas conhecemos a “Areia que Canta”, nascente gigante que deu nome ao hotel. E brota em meio a uma areia muito branca, feita de finíssimos grãos de quartzo,
que produzem som de cuíca quando friccionados.
A tarde chegamos na Pousada Pé na Terra . Perfeita para quem prefere um ambiente mais urbano.
apesar de ser um pequeno sítio, está praticamente dentro da cidade.
A Pousada está localizada a 800 metros do Parque dos Saltos – coração do centro turístico de Brotas.
Domingo foi dia de aventura e mediante tantas opções escolhemos conhecer o Rio Jacaré Pepira.
Fomos de Rafting. O tempo da descida no rio depende das águas. Pode demorar até duas horas.
A equipe do Território Selvagem Canoar passa muita segurança aos turistas e a descida o rio é uma grande brincadeira cheia de adrenalina.
Depois do esporte a fome!
No nosso roteiro, caprichosamente elaborado pela Lettera Comunicação,uma agradável surpresa: Vila Del Capo.Alguns quilômetros por uma vicinal, saindo de Brotas e chegamos a este refúgio.
Um sítio, um Antiquário, um Restaurante, um Orquidário, um pedaço de paraíso, construído pelo Zeca, ex- executivo que ousou sonhar e mais que sonhar construir.
Primeira surpresa: estamos na Estância Turística de São Pedro.
Com o lema: “O passado, presente. Nós queremos surpreender você”, é exatamente isto que acontece.
Ficamos surpreendidos! A cozinha cinco estrelas é simplesmente maravilhosa. O almoço vira um passeio cultural.
O prédio foi construído em 2001-2003, em meio a área rural re-florestada e preservada.
No Antiquário todos os objetos estão à venda. Gente de todo lugar está almoçando. Viajam quilômetros pelo prazer da “Slow Food”.
Alguns no jardim, para completar o lugar, um orquidário.A refeição é divina, e a estrada valeu mais que a pena…
Hora de voltar!!