O Município da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e União das Faculdades dos Grandes Lagos-Unilago oficializaram convênio na manhã de terça-feira, 26 de janeiro, para implantação da Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade. O Projeto conta com inteiro aval do Ministério da Educação e Cultura-MEC e Ministério da Saúde.
A Prefeitura entrará com as residências que abrigarão os estudantes selecionados, enquanto a Unilago será responsável pela realização das provas e acompanhamento dos residentes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até dia 18 de fevereiro. As provas estão marcadas para 20 de fevereiro.
Trata-se da primeira parceria em Residência Médica já realizada pela Faculdade, em toda sua história, de acordo com o Coordenador do curso de Medicina e Diretor da Unilago, Edmo Gabriel. Agora Olímpia passa a integrar um seleto grupo de cinco municípios da macrorregião a ter Residência Médica.
“A formação dos médicos nas últimas décadas vem se pautando por um modelo hospitalocêntrico (baseado nos cuidados da Saúde em hospitais, com a doença já instalada), ou seja, o médico se torna um tecnicista muito voltado para especializações e subespecializações. Por uma necessidade do nosso pais, as ações do Governo têm sido no sentido de promover melhorias na Atenção Primária, Secundária, da integração do aluno na comunidade de forma precoce. Isso nos cursos de Medicina passou a ser uma regra. Mesmo que no futuro ele venha a trabalhar na área privada, ele precisará pelo menos ter conhecido e vivenciado na Graduação (este novo modelo)”, diz o Coordenador do curso de Medicina e Diretor da Unilago, Edmo Gabriel.
“A nossa UPA, as nossas UBS’s são boas, o quadro médico de Olímpia tem se renovado. Olímpia, em termos de SUS, naquilo que compete à alçada da Saúde Pública, temos executado com bastante atenção, com bastante carinho. Temos feito a nossa parte”, enalteceu o Prefeito Geninho Zuliani, ao saldar mais esta ferramenta que trará ainda mais melhorias ao Sistema de Saúde local.