Grande campeã do vôlei, Ana Moser fala sobre o esporte e sua experiência à frente do Instituto Esporte Educação em Rio Preto e Fernandópolis
Criado nos anos 1980 durante o rigoroso inverno canadense, o Dia do Desafio é hoje uma campanha realizada em cidades do mundo todo com o mesmo objetivo: despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas. Em 2016 não poderia ser diferente. No lançamento da campanha deste ano, nesta quarta, 13, o Sesc Rio Preto exibe o documentário Pátria e recebe a ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei Ana Moser para um bate-papo sobre sua carreia e experiência à frente do Instituto Esporte Educação.
Desde sua criação, a campanha do Dia do Desafio é realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio. Nesse dia, pessoas de todas as idades participam de uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar o maior número de participantes. Em 2016, o Dia do Desafio acontece no dia 25 de maio.
Em Rio Preto, diversas ações comunitárias para incentivar a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde são promovidas pelo Sesc, coordenador da campanha desde 1995, começando pelo lançamento regional que será no dia 13, quarta, em Rio Preto. No dia 14, quinta, às 19h30, Fernandópolis recebe a programação de abertura.
No lançamento do Dia do Desafio, às 19h30, no Teatro do Sesc Rio Preto, será exibido o documentário Pátria. O filme conta a história da equipe brasileira de vôlei feminina que conquistou o primeiro pódio olímpico em Atlanta, 1996. Logo após a exibição, a ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei Ana Moser conversa com os presentes sobre sua carreira profissional.
“Conhecer o trabalho de um dos grandes nomes do vôlei brasileiro vai de encontro com o objetivo do Dia do Desafio, que é aproximar as pessoas do esporte e da atividade física e dos benefícios proporcionados por estas práticas”, afirma Rodrigo Machado, técnico de programação do Sesc.
Os ingressos para participar do lançamento estarão disponíveis na Central de Atendimento do Sesc a partir das 18h30 do dia 13 para retirada gratuita.
Ana Moser
Ana conquistou títulos importantes pela seleção brasileira como o Grand Prix, em 94 e 96, e a medalha de bronze em Atlanta (1996), a primeira da história do vôlei feminino no Brasil. Depois de deixar as quadras, Ana fundou o Instituto Esporte & Educação, entidade que atende crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas e promove a formação de professores e estagiários e desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional, e atualmente segue presidindo a instituição.