Rio-pretense lança livro para contar como atravessou a Espanha a pé

0
235

Em missão religiosa, ortodontista Roberto Lima percorreu 800km em 32 dias de jornada

 Trinta e dois dias de caminhada. Oitocentos quilômetros de peregrinação. Dezenas de bolhas nos pés. Uma missão cumprida. Estes são alguns dados da história de superação narrada pelo ortodontista Roberto Lima Filho, no livro “Do Chão ao Coração – Uma História do Caminho”.

Publicado pela THS Editora, o livro tem 150 páginas com relatos da experiência do autor ao percorrer a Espanha, de leste a oeste, em uma caminhada memorável. Lima dedica a jornada a sua eterna esposa, Anna Letícia, lembrada por um importante ativismo ecológico na cidade.

O Prefácio da obra, escrito pelo médico Domingo Braile, ressalta que o livro é um retrato da alma do autor. O lançamento será no próximo dia 30 de junho, na livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping Center, às 19h30. Cada exemplar será vendido por R$30,00.

Lima saiu de Saint-Jean-Pied-de-Port, uma cidadezinha francesa próxima à fronteira, e caminhou até Santiago de Compostela. Além de uma mochila, o dentista foi acompanhado por chuva, sol, lama, pedras, subidas e descidas íngremes, alvoradas e crepúsculos. A travessia foi realizada em 2009, mas só em 2016 as experiências foram compiladas até dar luz ao livro.

Durante os 32 dias de caminhada, Roberto descreveu as experiências de cada dia em um diário. E por incrível que pareça, afirma que o cansaço foi um mero detalhe perante a solidariedade de voluntários que cediam confortáveis camas para repouso, banhos restauradores, máquinas para lavar roupas e ótima comida, tudo em harmonia com outros peregrinos. Todos unidos pelo mesmo objetivo, repletos de fé, que como uma bússola, guiaram os romeiros para o almejado destino.

“O Caminho”, como o trajeto é conhecido, é uma rota secular, conhecida por ter sido atravessada pelos discípulos de São Tiago, que o enterraram em Santiago de Compostela, onde seu túmulo permanece até hoje. Como define Roberto, o trajeto é deslumbrante, transmite energia, é gratificante e proporciona autoconhecimento.

Quando finalmente chegou a seu destino, se dirigiu à Catedral da cidade, assistiu à Missa das Doze Horas, recebeu o carimbo e certificado de peregrinação, e contemplou a sensação de missão cumprida.

O livro é narrado em uma linguagem simples, rica em detalhes e é ilustrado com dezenas de fotos produzidas pela autor, durante o percurso.

[mp_ads_system ads_system_select=”25346″]