A Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto- Faperp completa 20 anos .
Em comemoração a data, a Faperp está com uma intensa programação, que conta com exposições em shoppings de Rio Preto, além de apresentações de artes integradas no teatro Paulo Moura.
As atividades são gratuitas e valorizam o trabalho desenvolvido em oficinas dos projetos Promovendo Educação Integral e Consolidação do Aprimoramento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), ambos realizados por meio de uma parceria entre a Faperp e a Prefeitura de Rio Preto.
Confira, abaixo, os principais destaques. A programação detalhada pode ser vista aqui: http://migre.me/uUPbK.
Shopping Iguatemi Rio Preto
Dia 13/9 , terça-feira, às 19h30, no shopping Iguatemi Rio Preto, acontece o lançamento do livro “Espaços Museológicos e Educação Formal”. A obra, escrita por 14 professores do Ibilce/Unesp e organizada por Elso Drigo Filho, retrata a criação do CICC (Centro Integrado de Cultura e Ciência) e seus desdobramentos. Parte dos autores estará presente para uma noite de autógrafos. O professor doutor Sérgio Vicente Motta, que assina o prefácio, também marca presença. Em seguida, será apresentado um espetáculo de arte circense.
Além das atrações previstas para a abertura, o público pode conferir uma mostra fotográfica inédita, com imagens marcantes da história da Faperp , e uma exposição de desenhos feitos por alunos de escolas municipais. O material pode ser visto até o dia 18.
“Queremos mostrar que nosso trabalho atinge positivamente o dia a dia de toda a cidade. Trabalhamos em muitas frentes e algumas delas ainda podem ser pouco conhecidas”, destaca Aline Sgotti, gerente de projetos da Faperp.
Teatro Municipal “Paulo Moura”
O ponto alto da programação acontece no dia 21, a partir das 19h30, no Teatro Municipal “Paulo Moura”. Logo na entrada da casa de espetáculos, a população será recepcionada por um grupo de adolescentes, que fará performances de pirofagia, perna de pau e percussão. O tom de celebração continua no palco, com cerca de 130 alunos – inclusive idosos – que trazem coreografias de dança do ventre, dança de salão, danças urbanas, dança livre e dança clássica; jogos teatrais; e números de ginástica rítmica e arte circense.
“Todos os anos, preparamos um espetáculo para a cidade. Já tivemos diferentes atrações, como o espetáculo ‘As Turca’, dirigido por Regina Galdino e produzido por Irene Ravache, e a palestra do renomado escritor Rubem Alves. Mas quando abrimos as cortinas para nossos alunos-artistas, a emoção é especial. Ver a alegria deles nos bastidores e a dos familiares na plateia não tem preço”, avalia Aline.
Ainda haverá um breve discurso do Promotor de Justiça e Curador de Fundações, Dr. Sérgio Clementino, e exibições de vídeos institucionais da campanha “Isso é Faperp!”, que apresentam dois projetos sociais relevantes – o CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) e o Consolidação do Aprimoramento do SUAS, ambos desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto.
Shopping Cidade Norte
As atividades não param por aí. A partir do dia 28, uma exposição de fotos, desenhos, pipas gigantes e roupas de costura industrial tomam conta do Shopping Cidade Norte. A abertura será às 19h30, com apresentações de hip hop – danças urbanas e ginástica rítmica. Os objetos, entretanto, podem ser vistos até o dia 2 de outubro.
Saiba mais sobre a Faperp
A Faperp é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento científico, cultural, educacional e social de Rio Preto e do país. Foi criada, em 16 de setembro de 1996, por iniciativa de um grupo de professores do Ibilce/Unesp e, também, de pessoas da sociedade civil rio-pretense que buscavam uma maneira de oferecer cursos e serviços à comunidade. Hoje, conta com diversas frentes de atuação, tais como: realização de projetos culturais, sociais e educacionais; organização e realização de concursos, processos seletivos e vestibulares; oferecimento de apoio a eventos e pesquisas científicas; entre outras. Todas as atividades desenvolvidas pela Faperp são supervisionadas por um Conselho Curador, composto por voluntários, e todas as contas da entidade são fiscalizadas pelo Ministério Público.