A mostra Catadores fica no SESI Rio Preto até dezembro

0
220

O projeto Espaço Galeria SESI-SP apresenta, entre 21 de outubro a 04 de dezembro, no SESI São José do Rio Preto, a mostra Catadores. O fotógrafo e o escultor , na mostra, articulam linguagens e diversos suportes para traduzir um olhar sobre o catador, um transformador de restos da paisagem urbana. A visitação é gratuita e tem classificação livre.

Daniel Moreira documenta, articula e reflete sobre o que divide a fronteira entre homem e bicho por meio da fotografia. Pode-se dizer que as imagens estão sobremaneira expostas, porque estão à flor da pele.

Leandro Gabriel apresenta seu Carro-objeto modelado em sucata. O artista, um catador por excelência, permite que seus achados permaneçam evidentes na pele de suas esculturas.

Costurando a narrativa da exposição, o vídeo Cotidiano, produzido pelos dois artistas, apresenta os pés de um catador em uma caminhada infindável, criando condições de equivalência em uma reflexão sobre degradação e resistência.

Catadores propõe um percurso estético atrelado ao deslocamento de personagens reais em busca de achados entre as imagens e o refugo gerado pela produção de bens de consumo, oferecendo assim uma imersão nos aspectos existenciais e poéticos da procura, do encontro e da inter-relação entre artistas e catadores.

Sobre Daniel Moreira e Leandro Gabriel

Daniel Moreira (1978) vive e trabalha em Belo Horizonte. Graduado em comunicação, busca o diálogo entre processos ou situações documentais e as artes visuais utilizando a fotografia como suporte. Atualmente vem dedicando o seu trabalho à exploração dos sentimentos e condições humanas. Em suas obras destaca-se um olhar que humaniza o mundo em suas relações diversas com o imaginário, o ser humano e o consumo.

Leandro Gabriel nasceu Belo Horizonte, em 1970. É formado em Educação Artística pela Fundação Escola Guignard e pós-graduado em Arte pelo Centro de Pesquisa de Minas Gerais. Há 26 anos o artista plástico vem desenvolvendo seu trabalho de transformação da sucata de ferro em arte. Seus objetos unem a solidez do ferro e a fortaleza da ferrugem com a sensibilidade do olhar e a fragilidade das mãos do artista, propondo um diálogo entre os elementos de engrenagem do progresso urbano.

 

 

 

Serviço

Espaço Galeria SESI-SP – exposição Catadores

Local: Teatro do SESI São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656

 

Abertura da Exposição: dia 21 de outubro, sexta-feira

Período expositivo: de 21 de outubro a 04 de dezembro de 2016 – de terça a sexta, das 9h às 20h e aos sábados, das 13h às 17h

Informações e agendamento para visitas educativas: (17) 3224-6611

Entrada gratuita

 

 mostra-catadores-no-sesi