Em cartaz em SJRio Preto, a Cia. Voz, Vinho e Violão apresenta na próxima sexta-feira (21/06), às 20h, no Teatro Nelson Castro, o espetáculo “Raizeiros”. O musical conta e canta a história da música raiz sertaneja desde seu início em meados de 1910. Sua narração destaca a história de um dos ícones da música raiz, Cornélio Pires – o bandeirante da música caipira.
Jornalista, escritor, poeta, folclorista e cantador, Cornélio foi o primeiro a gravar um disco de música caipira no Brasil em maio de 1929, intitulado “Série Caipira Cornélio Pires”. Além da história de Cornélio, o espetáculo retrata a trajetória de grandes músicos que se destacaram no gênero caipira brasileiro.
Segundo Marcos José Fabri, idealizador do projeto, o maior desafio do espetáculo “Raizeiros” foi a escolha do repertório. “A música raiz é genuinamente brasileira e possui mais de 100 anos de uma história de sucesso. Foram vários compositores e intérpretes que enalteceram a música raiz e isso, fez com que nosso trabalho de pesquisa fosse bem rigoroso para não deixar de fora nenhuma canção que tenha se firmado na história da música raiz brasileira”, explica.
No repertório do espetáculo o grupo inseriu canções de várias décadas como: “Jorginho do Sertão” – primeira música gravada, “Tristeza do Jeca”, “Vida Marvada”, “Mão do Tempo”, “Menino da Porteira”, “Chalana”, “Pagode em Brasília”, “Boate Azul”, “Amargurado”, entre outros sucessos da música raiz.
O espetáculo “Raizeiros” é um show acústico com voz, violão, violão base, baixo acústico, viola caipira, harpa e percussão. No palco, dão vida ao espetáculo sete músicos e um narrador, dentre os músicos, dois são paraguaios. “Conseguimos reunir neste espetáculo músicos que possuem uma bagagem musical muito grande. O Julian (violão base/voz) e o Arsenio (Harpa/voz) são paraguaios e isso enalteceu o espetáculo, pois conseguimos apresentar canções cantadas em português e em castelhano, o que aproxima ainda mais o público a realidade da música raiz”, explica o idealizador.
O figurino do espetáculo “Raizeiros” foi assinado pela estilista Cássia Guimarães que se inspirou nas vestimentas usadas no final do século XIX e início do século XX – época em que o Brasil se baseava na elegância e sofisticação da moda Europeia, conhecida como período “Eduardiano” na Inglaterra e “Belle Époque” na França.
Para a empresária Jackeline Pelegrini, patrocinadora do espetáculo, apoiar o projeto significa contribuir para que a cultura sertaneja de raiz não se perca. “Estamos valorizando aquilo que faz parte da nossa história. É importante que os jovens conheçam esta cultura, pois ela faz parte da história musical do nosso país”, explica.
Ficha Técnica
Voz – Marcos Fabri
Voz – Marcel (Jair Oliveira)
Harpa e Voz – Arsenio S. Nuñez
Violão Base e Voz – Julian V. Dias
Percussão – Fernando Freitas
Baixo Acústico – Gustavo Paulucci
Violão e Viola – Marcel / Fabri / Gustavo
Narração – Manoel Neves Filho
Figurino – Cássia Guimarães
Técnica – Marcelo Digiuli
Direção Artística – Manoel Neves Filho
Idealizador / Direção Geral – Marcos Fabri
Serviço
Data: 21/06/2013 Horário: 20h Local: Teatro Nelson Castro (Avenida Feliciano Sales Cunha , 1020 – Vila Itália – SJRio Preto/SP) Convites Antecipados: R$ 20,00 Ponto de Venda: Pet Shop Carinho Animal
Contato: (17) 3226-1828