Três alunos do curso de Medicina FACERES partem ,no próximo dia 03 de dezembro, rumo a Fuerte Olimpo, às margens do Rio Paraguai.
Eles integram a equipe de médicos cirurgiões, anestesistas, clínicos, ortopedistas, dentistas e paramédicos que farão um trabalho humanitário, durante 6 dias.
Foram convidados pelo médico Luís Fernando Martins Bucater, ortopedista e traumatologista de José Bonifácio, coordenador da equipe. Os alunos terão sua primeira experiência neste tipo de atividade.
São 1.100 quilômetros por terra e mais 10 horas de viagem de barco para chegar ao destino. Os atendimentos serão feitos em um pequeno hospital, que será adaptado para as cirurgias e atendimentos na cidade de Fuerte Olimpo.
“Estão programadas 20 cirurgias de Hérnias da Parede Abdominal (Epigástricas, Umbilicais, Inguinais e Inguinoescrotais), 20 cirurgias de catarata e atendimentos ambulatoriais”, informa Dr. Luís Fernando.
Também será realizado um trabalho preventivo de orientação básica na saúde bucal. Serão feitas extrações, restaurações e se necessário, cirurgias odontológicas e buco maxilo facial.
Alunos integram equipe que realizará cirurgias e atendimentos a pessoas carentes da região
Na bagagem , a equipe também levará kits de medicamentos para hipertensão, diabetes, antibióticos, analgésicos e material para pequenas cirurgias.
Essa é a 9ª expedição do Dr. Luís Fernando, que pretende despertar a semente da solidariedade nos acadêmicos de Medicina, através deste trabalho voluntário.
“Os Ribeirinhos desta região são extremamente carentes e desprovidos de atendimento especializado. Essas ações podem fazer a diferença na vida dessas pessoas levando um pouco de atenção, e cuidados com a saúde básica”, destaca Dr. Luis Fernando.
Para os alunos Gabriela Nunes 21 anos, Matheus Canton Assis, 22 anos, Antonio Carlos Guerra Junior, 23 anos, alunos respectivamente do T3 e T2, essa é uma experiência única.
“Sempre tive vontade de fazer trabalho humanitário e essa é uma grande oportunidade. Aprenderemos muito com essa expedição”, declara Gabriela.
Matheus diz que ir para um lugar tão distante e que quase não tem profissionais da saúde trabalhando é muito compensador. “Essa é uma experiência que vou levar para o resto da minha vida!”
“Me interessei pela experiência e pela maneira que as pessoas serão abordadas. Levaremos saúde e atenção para esses pacientes”, finaliza Junior.
Ao todo 21 profissionais participam da expedição. Saída dia 03.12 e o retorno está previsto para dia 10 de dezembro.
Fuerte Olimpo é um distrito e capital do departamento do Alto Paraguai. Está localizado no norte do país às margens do rio Paraguai. Distante 480 km da cidade de Assunção, capital do país.