Um Festival que chama a atenção do Brasil e do mundo. Assim pode ser considerado o Festival Internacional de Teatro de Rio Preto. O FIT acontece de 6 a 15 de julho e promove o encontro entre atores, diretores, produtores, técnicos, críticos e público. Foram recebidos 782 projetos, vindos de 13 países diferentes. Do Brasil, 17 Estados mostraram interesse em compor a programação da 17ª edição do Festival.
A curadoria é composta por membros que representam as instituições organizadoras do Festival. O grupo é formado por Adriana Souza, assistente técnica da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo, Graziela Nunes, coordenadora de programação do Sesc Rio Preto e Jorge Vermelho, assessor da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto.
A divulgação da programação completa deve acontecer no início do mês de junho. Deve incluir além dos espetáculos internacionais e nacionais para o público adulto, espetáculos de rua e para as crianças. Aconteceram, também, além das atividades formativas.
Nesta edição o FIT ampliou os formatos de participação para os projetos locais.
Breve histórico FIT
Estabelecido no respeito à diversidade e às subjetividades do teatro, o FIT pensa o fazer teatral contemporâneo desde 2001. Nascido Festival Nacional de Teatro Amador em 1969, o Festival expandiu suas fronteiras e assumiu a dimensão internacional em 2001, a partir de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Rio Preto e Sesc São Paulo. A internacionalização do Festival de Teatro de São José do Rio Preto elevou o evento e a cidade a outro patamar em relação ao aceso às artes cênicas, consolidando Rio Preto como um importante espaço de discussão e reflexão acerca da teatralidade contemporânea.