O Nhô Botequim realiza neste sábado, dia 17 de junho, a partir das 16h, o Arraiá do Nhô. A festança acontece na rua 19 de julho, em frente ao botequim. Terá uma decoração feita com bandeirolas , algumas brincadeiras e práticas típicas destas festas, como correio elegante, cadeira do amor, barraca do beijo e quadrilha.
Para animar o Arraiá, também acontecem intervenções musicais de sanfoneiro com músicas típicas. No cardápio, a tradição será mantida com canjica, pamonha, brigadeiro com paçoca, bolo de milho cremoso, espetos, batatas rústicas, dadinho de tapioca, caldos, milho verde, lanches, cachorro quente, além das bebidas típicas desta época do ano: quentão e vinho quente.
A entrada é gratuita e não tem cobrança de cover.
A História das Festas Juninas
De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo. Hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.
Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil . Aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas.
Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.
Atualmente, há uma grande valorização das festas juninas na região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, acontece o maior festejo do país, com queima de fogos, fogueira gigante, concurso de quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas.
Fonte: Brasil Escola.