Missa dos motociclistas, em Rio Preto, acontece domingo e completa 41 anos

0
518

A  missa dos motociclistas acontece no dia 23 de julho,  às 10h, na Igreja Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento de Monte Serrat. Inclui bênção das motos às 11h30 presidida pelo padre Antonio Valdecir Dezidério. Em seguida tem  passeata pela cidade. Às 12h30, os participantes participam da quermesse  na praça Ugolino Ugolini, em frente à igreja. 

Este ano completam-se 41 anos do primeiro encontro e missa dos motociclistas.

“No primeiro encontro em 1976, registramos 70 motos. A cada ano, foi aumentando, vinha gente de todo o Brasil e de outros países. Em 1983, foram registrados 16.357 participantes,” explicou o organizador Antonio Molina.

O evento começou por iniciativa de Molina , Ênio César e Valdemar de Brito. Um amigo em comum tinha morrido de acidente de moto. Eles, discutindo o alto índice de mortes de motociclistas, decidiram fazer um encontro com missa para conscientização. 

O passo seguinte foi convidar padre Jarbas Brandini para celebrar a missa e benzer as motos. Jarbas aceitou, entendendo que serviria ainda para unir a classe. Também participou da parte religiosa o padre João Serafim.

Segundo Molina, a missa passou a ser imitada em várias cidades do Brasil e Exterior, e o movimento engrossou, graças aos próprios participantes.

Havia um sistema especial de acolhida na cidade: cada motoqueiro se encarregava de informar quantos visitantes poderia hospedar em sua casa. Isso estimulou a vinda de pessoas de fora.

“Quando demos conta, a cidade tinha virado motociclista, tamanha a participação. A mensagem nossa é ‘em paz com moto’, sem arruaças, rachas. É o uso consciente da moto, amando a vida e respeitando o próximo. Desses encontros nasceram a Associação dos Motociclistas, em atividade até hoje, curso de pilotos, os motoclubes, enduros e ralis. Quantos empregos foram gerados, quantas oficinas foram abertas, isso trouxe desenvolvimento,” afirmou Molina.

Em 1981, a equipe trouxe para Rio Preto o Campeonato Paulista e Brasileiro de Motocross.

Roteiro do passeio de motos

Início na paróquia da Vila Maceno, segue pela rua Alberto Sufredini, até a direita na rua Pascua Valle, depois rua General Glicério, atravessando a avenida Philadelpho Gouvea Netto, virando à esquerda na rua João Mesquita, à esquerda na rua Bernardino de Campos, à direita na avenida Philadelpho Gouvea Netto e prosseguindo até a Biblioteca Municipal, margeando a Represa.

Passa em frente à Swift e Ginásio Natalone, seguindo margeando a Represa, passando em frente aos Damhas e seguindo até o final, retornando ao Palácio das Águas, subindo a rua São Paulo – Vila Maceno até a Rua Fernão Dias.

Passa pelo Cristo e desce a rua Alberto Sufredini até a praça da paróquia da Vila Maceno.

Mais informações pelo fone (17) 3224-5584.