A Biblioteca Municipal de Rio Preto lança no próximo dia 25, terça-feira, a campanha de incentivo à leitura ‘Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento’. Trata-se de um projeto pessoal criado pelo jornalista Felipe Brandão, de São Paulo. A campanha dura um dia.
Funciona assim: a pessoa deixa um livro de seu acervo, em bom estado e sem rasuras, no restaurante, no ponto de ônibus, no táxi, no banco da praça. Deixa junto um bilhetinho, explicando o projeto e o presente. Quem passa, pode pegar, levar para casa, ler e deixar de volta em outro lugar ou no mesmo lugar.
A ação é onhecida como BookCrossing. A ideia surgiu nos Estados Unidos e consiste em deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, leiam e voltem a esquecê-lo pela cidade.
“Acho muito bacana este projeto, uma forma fácil de ter acesso a livros. Há pessoas carentes, que não têm condições de comprar um livro ou sequer tempo para fazer cadastro na Biblioteca, e entre eles tem muitos que gostam de ler. Não leem por falta de oportunidade. É um projeto fácil de participar e ainda compartilha conhecimento,” disse Márcia Silveira, responsável pela Biblioteca Municipal.