Riopreto Shopping recebe X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras

0
211

Entre os dias 9 e 10 de agosto,  Rio Preto e Votuporanga recebem um grupo de convidadas ilustres.

Além das escritoras que participam da comemoração dos dez anos da X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras, o evento tem como convidada  Adriana Carvalho. Ela é  representante da ONU-Mulher no Brasil, “líder para os princípios de empoderamento da Mulher” . Participa , também, a  empresária Sueli Noronha Kaiser, presidente do Grupo Cene.

A Jornada acontece no dia 9 de agosto, na Sala VIP do Rio Preto Shopping Center, com início às 10h. O  tema é o “Empoderamento de gênero e a livre expressão das diversidades na literatura”. Às 14h30,  haverá apresentação de livros e participações de escritoras, escritores, poetas, no lounge da Starbucks Café.

Isabel Ortega, criadora e organizadora das Jornadas, faz um balanço dos dez anos, a partir da constatação da participação de 136 escritoras, sendo 82 nacionais e 44 internacionais.

 “Um momento oportuno para refletir sobre a mulher na sociedade atual”.

A escritora e antropóloga, Nimenon Suzel Pinheiro participa da mesa moderando com a representante da ONU,  fala sobre “A soberania de mulheres Indígenas na América Latina”.

As escritoras internacionais, Pia Barros (Chile), Elene de Hoyos (Mexico), Maria Jesús Valdéz (Colombia), Araceli Otamendi (Argentina), Gloria Dávila (indígena do Perú), Ruth Pérez Izaguirre (México) Laura Hernández (México), Natália Guerrero (Espanha), Gabriella Aguillera (Chile), Gloria Dávila, (Perú), Anami Randa (Portugal) e as brasileiras, Eliane Potiguara (indígena Rio de Janeiro), Lêda Selma (Goiânia), Emeralda Ribeiro (São Paulo) Darlene Taukane (indígena do Maranhão), Raquel Naveira (Mato Grosso) Nilza Amaral (São Paulo), estarão via Redes Sociais fazendo comunicação por vídeo conferência.

As escritoras Cidinha D’Agostinho (Rio Preto), Maria Zavanella (Rio Preto), Magna Fontenelle (Minas Gerais). Edilene Gasparini e Claudia Nigro  atum como moderadoras do evento.

A Jornada faz “homenagem à escritora brasileira Lygia Fagundes Telles”, presidente de honra do evento, indicada ao Prêmio Nobel de Literatura (2016).

Na cidade de Votuporanga, a programação será a mesma, com a coordenação da Secretaria de Cultura da cidade.  Conta com a presença da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Renata C. da Silva R. Martins, Secretária de Cultura, Sílvia B. Cuenca Stipp, autoridades e de escritoras locais.

Espera-se um público diversificado, composto por universitárias, empresárias, comerciárias e profissionais liberais da cidade e região, mulheres e homens que se identifiquem com a leitura e o ato de escrever.

A entrada é gratuita.