ESPETÁCULO RESGATA MÚSICA RAIZ EM TANABI

0
235


Cia. Voz, Vinho e Violão apresenta musical “Raizeiros” na Semana de Arte, Cultura e Feira do Artesanato da cidade de Tanabi

Com cerca de 50.000 expectadores em seis meses de trabalho, o espetáculo “Raizeiros” chega à cidade de Tanabi, interior de São Paulo, na próxima sexta-feira (13/09), às 21h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, na área central da cidade.

A Cia. Voz, Vinho e Violão é a responsável pela produção do espetáculo “Raizeiros” – um musical que conta e canta a história da música raiz sertaneja desde seu início, em meados de 1910. Sua narração destaca a história de um dos ícones da música raiz, Cornélio Pires – o bandeirante da música caipira.

A apresentação faz parte da programação da Semana de Arte, Cultura e Feira de Artesanato da cidade, que é considerado o 2º maior evento promovido pela Prefeitura Municipal de Tanabi. Para o idealizador do espetáculo “Raizeiros”, Marcos José Fabri, a música raiz é genuinamente brasileira e a população precisa ter acesso a essa história e aos desfechos desta cultura.

“A música raiz possui mais de 100 anos de uma história de sucesso, foram vários compositores e intérpretes que enalteceram a música raiz e isso, fez com que nosso trabalho de pesquisa fosse bem rigoroso para não deixar de fora nenhuma canção que tenha se firmado na história da música raiz brasileira. Nas últimas apresentações vimos um público emocionado e encantado com o projeto e isso é o que nos motiva a prosseguir com o ‘Raizeiros’ e romper fronteiras”, explica.

O espetáculo “Raizeiros” é um show acústico com voz, violão, violão base, baixo acústico, viola caipira, harpa e percussão. No palco, dão vida ao espetáculo seis músicos e um narrador, dentre os músicos, dois são paraguaios. “Conseguimos reunir neste espetáculo músicos que possuem uma bagagem musical muito grande. O Julian (violão base/voz) e o Arsenio (Harpa/voz) são paraguaios e isso enalteceu o espetáculo, pois conseguimos apresentar canções cantadas em português e em castelhano, o que aproxima ainda mais o público a realidade da música raiz que teve muita influência da música paraguaia, chilena e mexicana”, explica o idealizador.

Recentemente a percussão do espetáculo “Raizeiros” ganhou um novo membro, o músico rio-pretense Mestre Boca – reconhecido pela sua afinidade e talento nato para o samba. O músico tem se aventurado pela música raiz sertaneja e para o projeto produziu todos os instrumentos que compõe a atual percussão do espetáculo.

No repertório do espetáculo “Raizeiros”, o grupo inseriu canções de várias décadas como: “Jorginho do Sertão” – primeira música gravada, “Tristeza do Jeca”, “Vida Marvada”, “Mão do Tempo”, “Menino da Porteira”, “Chalana”, “Pagode em Brasília”, “Boate Azul”, “Amargurado”, entre outros sucessos da música raiz.

O figurino do espetáculo “Raizeiros” é assinado pela estilista Cássia Guimarães que se inspirou nas vestimentas usadas no final do século XIX e início do século XX – época em que o Brasil se baseava na elegância e sofisticação da moda Europeia, conhecida como período “Eduardiano” na Inglaterra e “Belle Époque” na França.


Ficha Técnica

Voz – Marcos Fabri
Voz – Marcel (Jair Oliveira)
Harpa e Voz – Arsenio S. Nuñez
Violão Base e Voz – Julian V. Dias
Percussão – Mestre Boca / Fernando Freitas
Baixo Acústico – Gustavo Paulucci
Violão e Viola – Marcel / Fabri / Gustavo
Narração – Manoel Neves Filho
Figurino – Cássia Guimarães
Iluminação – Luiz
Técnica – Ramses Contessotto
Direção Artística – Manoel Neves Filho
Direção Geral – Marcos Fabri

 

Serviço

Data: 13/09/2013
Horário: 21h
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição
Entrada Gratuita
Informações:
  www.raizeiros.com.br