A Secretaria de Saúde de Rio Preto informa a confirmação de 87 novos casos positivos de COVID-19 em SJRP. Agora as notificações totalizam 1.129 casos .
Também informa a confirmação de mais dois óbitos da doença. Trata-se de um homem de 49 anos e uma mulher de 84 anos. Ambos apresentavam comorbidades, totalizando 33 óbitos.
Rio Preto: fase 2
O Governador João Doria apresentou nesta quarta-feira a segunda atualização do Plano São Paulo para acompanhamento da evolução da pandemia em todo o estado. A nova fase da quarentena vai vigorar do dia 15 até o dia 28 de junho.
A região de Rio Preto, apesar do aumento do número de casos, permanece na fase 2 – laranja.
Nesta fase é permitido o funcionamento do comércio não essencial por quatro horas, a abertura de shoppings centers e galerias, com restrições e o funcionamento de escritórios e serviços, respeitadas todas as regras exigidas pelo comitê gestor.
Os salões de beleza e as academias continuam proibidos na fase 2 (laranja), porém será permitido o atendimento em domicílio respeitando as regras determinadas na deliberação.
Indústria e construção civil continuam com funcionamento normal em todo o estado.
O prefeito Edinho Araújo participou da transmissão ao vivo sobre a atualização dos casos de coronavírus na cidade e comentou sobre a decisão do governo.
Edinho disse que havia a expectativa de avançar para a fase amarela e com isso flexibilizar novas atividades comerciais.
No entanto, segundo o prefeito, foi verificado maior circulação de pessoas nas ruas nos últimas 10 dias e, com isso, maior circulação do vírus e consequente aumento dos casos .
“O novo pico da epidemia é o interior neste momento. Nossa luta continua para ser salvar vidas e precisamos muito da colaboração de todos mantendo o isolamento. Evitando aglomerações de qualquer natureza”, cobrou Edinho.
O prefeito destacou que todas as Prefeituras têm lidado com os problemas econômicos por que passa a população devido as restrições do comercio em decorrência do isolamento social. No entanto, afirma que com o apoio da ciência e o trabalho dos profissionais da saúde a crise será superada.
“O vírus começa a ter cara neste momento. Começamos ter notícias de contaminação de um parente, um amigo, um vizinho. Só superaremos a ameaça do coronavírus com o apoio da ciência, do trabalho abnegado dos profissionais de saúde que estão na linha de frente, e com a colaboração de todos. Por favor fiquem em casa”, disse.