A Prefeitura de Rio Preto inicia nesta quarta-feira, 19, a Campanha para recolher pneus e câmaras de ar – materiais que podem servir como esconderijo para escorpiões e criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A campanha terá três etapas com início no Solo Sagrado. Do dia 19 a 21 de maio, uma caçamba será colocada no Centro Esportivo Integrado Jambolão (Av. São José do Rio Preto, s/n), onde a população poderá deixar os pneus e câmaras de ar, das 8h às 15h30.
A segunda etapa será de 9 a 11 de junho, na praça da Escola Municipal Yolanda Ferrari Vargas (Rua 19 de março, 901), no Jardim Maria Lúcia. Já a terceira etapa da campanha será de 7 a 9 de julho, na Vila Toninho. A caçamba será colocada na Igreja Santa Edwiges (Rua Maria Ceron Volpe, 1.580).
Esta ação é exclusiva para o descarte de pneus e câmaras de ar, não sendo permitido levar outros materiais.
Mutirão da Limpeza e da Saúde
Além da campanha de recolhimento de pneus, a Prefeitura realiza a partir do dia 24, o Mutirão da Limpeza e da Saúde, com o objetivo de recolher materiais inservíveis. A ação será realizada pelas Secretarias de Saúde – por meio da Vigilância Ambiental – e Serviços Gerais.
O mutirão também terá três etapas, começando na área de abrangência do Eldorado.
Os caminhões vão passar pelo bairro nos dias 24 a 28 de maio, entre 8h e 15h30, e estarão identificados com faixas. A população deve deixar o material inservível na calçada, já que os funcionários não entram na residência.
Podem ser descartados materiais que favorecem a proliferação de animais vetores e nocivos, como o mosquito Aedes aegypti e o escorpião Tityus serrulatus (escorpião amarelo), tais como:
– Móveis velhos
– Pneus
– Garrafas
– Madeiras
– Tábuas
– Eletrodomésticos
Não serão recolhidos animais mortos, lixo comum, entulhos e galhos.
Em caso de dúvidas ou informações, o munícipe pode ligar na Ouvidoria da Secretaria de Saúde, no 0800 770 58 70. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A segunda etapa do mutirão será de 21 a 25 de junho, na área de abrangência do Jaguaré, e a terceira etapa será de 19 a 23 de julho, na área de abrangência do Estoril. “Os bairros alvos do mutirão foram escolhidos levando em consideração as ocorrências de dengue, zika, chikungunya e acidentes com escorpião”, explica o gerente da Vigilância Ambiental, Luiz Feboli Filho.