Como um raio se forma? Ele cai duas vezes no mesmo lugar? Quais os mitos e as verdades sobre os raios? Esses são alguns dos questionamentos que serão abordados no próximo Filosofísica, que tem como tema “Raios – do mito ao fato” e será realizado neste sábado (30/11), às 16h30, no CIECC (Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura), em Rio Preto.
Esse fenômeno sempre gera muita curiosidade, principalmente se considerarmos que o Brasil é o país onde há a maior incidência de raios: cerca de duzentas pessoas são atingidas anualmente e a chance de uma pessoa morrer com um raio, no País, é de uma para um milhão, segundo Alexandre Neves, físico e coordenador de mostras do CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura). “É um assunto muito curioso e que todos têm vontade de entender, pois mexe com o imaginário popular e com as ações das pessoas em dias de chuva”, afirma.
O evento tratará sobre os mitos sobre fenômeno desde a antiguidade até os dias atuais. “Vamos falar sobre a história da associação dos deuses aos raios, do mito das curas de doenças por meio da pedra formada pelos raios, dos mistérios e muitos outros assuntos”. O Filosofísica também trará informações sobre qual a energia que um raio transporta, o que causa o raio ao atingir um ser humano e quais as contribuições para a energia da Terra.
O CIECC (Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura) fica na Avenida João Batista Vetorazzo, 500, no Distrito Industrial. A entrada é gratuita.
Serviço
Filosofísica: “Raios – do mito ao fato”
Dia 30/11 (sábado), às 16h30
Auditório do CIECC – Avenida João Batista Vetorazzo, 500 – Distrito Industrial
Entrada Franca