Balanço- Ibirá se transforma em um pedacinho da Bahia

0
427

Durante os cinco dias deste Carnaval, a Estância Turística Ibirá, região do Noroeste Paulista, se transformou em um pedacinho da Bahia. Foliões da cidade, da região de São José do Rio Preto e até de outros estados brasileiros, vieram curtir o Ibirá Folia 2014. Estrelas do carnaval baiano deixaram Salvador e arrastaram uma multidão na avenida Mário Carvalho Silva. A festa aos moldes da tradicional folia baiana com trio elétrico, área cercada, praça de alimentação, abadás e camarotes open e VIP agradaram em cheio ao público.

O empresário Luiz Carlos Silva Bueno, 39 anos, veio curtir com a esposa, Karine Bueno, 36, pela primeira vez o carnaval de Ibirá e não poupou elogios à organização. “A estrutura foi muito bem montada e funcional para este tipo de evento. Sem contar as bandas conhecidas como Araketu e Babado Novo”, disse ele.

A nutricionista Beatriz Fonseca, 28 anos, veio com amigos de Iturama (MG) para curtir o Ibirá Folia 2014. “Este é o segundo ano que escolhemos aqui para curtir o Carnaval. Além de bandas conhecidas, o valor do camarote foi o que nos atraiu novamente para cá. Vamos voltar o ano que vem, sem dúvidas”, afirma ela.

Até os tradicionais blocos de carnavais de Ibirá se renderam ao Ibirá Folia. O bloco “Carna Punk”, criado desde 1999, marcou também presença no evento. Neste ano, o bloco foi formado por 30 integrantes. Algumas meninas mesclaram acessórios com os abadás para criar fantasias. “Aqui é bem tranquilo quanto à segurança e os shows no trio elétrico são bem animados”, disse a estudante de jornalismo Thais Covre, 20 anos. A grade artística do Ibirá Folia contou também com os grupos A Zorra, Seu Moço, Terra Samba e Eva. A organização da festa foi da Alianza Eventos com apoio da Axé São Paulo e Prefeitura de Ibirá.

Shows

A primeira banda a se apresentar no Ibirá Folia 2014 na sexta-feira (28/3) foi Terra Samba. Reinaldo Nascimento cantou, dançou e mostrou porque o grupo de axé é uma paixão nacional entre os amantes do gênero. “E não é que Ibirá virou um pedacinho da Bahia mesmo! Hoje não quero ver ninguém parado”, disse ele. No repertório da banda sucessos como “Liberar Geral”, “Carrinho de mão”, “Banho de Chuveiro”, “Na Manteiga” e outros.

No sábado (1/3) a animação de Felipe Pezzoni, que pela primeira vez comandou a banda Eva no Carnaval, contagiou os foliões com hits inesquecíveis somados durante a trajetória de mais de três décadas de estrada. No repertório, desde o sucesso “Eva” até a nova música de trabalho do grupo: “Se Joga Por Cima de Mim”. “Fizemos ontem [sexta-feira] o circuito Dodô e hoje estamos aqui tocando em Ibirá. Muito bom ver uma festa no Interior Paulista que segue os moldes do carnaval baiano”, disse o vocalista.

Depois da apresentação da banda Eva, teve show com o Seu Moço. O artista Ricardo Vançan trouxe uma mistura de axé e sertanejo universitário. A música de trabalho “Vai, Humilha”, que teve o clipe lançado recentemente, estava na ponta da língua dos foliões. O hit, que tem participação especial do cantor Marluz Shiva, faz parte do novo álbum do Seu Moço: “Edição Limitada de Verão”.

O grupo A Zorra comandou o domingão de Carnaval. Esbanjando simpatia e música com direito a coreografias, o vocalista Léo Cavalcanti mostrou porque a banda é “queridinha” em Ibirá. “É uma honra tocar de novo para vocês. Vamos pular a noite inteira”.

Já a segunda-feira vai entrar para a história do Ibirá Folia. Afinal, não é para menos. O vocalista Tatau, que está de volta ao Araketu, levou o público ao delírio com sucessos como “Cobertor”, “Tá na Cara”, “Pipoca”, “Minha Razão de Viver” e até dançou por duas vez o hit “Lepo, Lepo”, do cantor Psirico, eleita a mais tocada neste Carnaval.

E para fechar a folia teve Maria Antunes e toda a galera do Babado Novo. Numa mistura de axé, romantismo e funk, o show era um dos mais aguardados do público.  A vocalista também propôs uma viagem pelo sucessos do grupo desde “A Camisa e o Botão”, passando por “Bolha de Sabão”, “Amor Perfeito” até a nova música de trabalho “Swing Louco”.