Com direção de Neyde Veneziano, a opereta quase desconhecida de Noel Rosa ganha uma montagem moderna e inusitada, mesclando técnicas de teatro de animação, teatro musical e comédia de costumes. A peça será apresentada nos dias 25 e 26 de abril, sexta-feira e sábado, às 20 h, e 27 de abril, domingo, às 19h. A entrada é gratuita.
O espetáculo teatral A Noiva do Condutor, dirigido por Neyde Veneziano e visto por mais de 3.000 pessoas na temporada Sesi-SP 2013, chega ao Teatro do Sesi – São José do Rio Preto. A montagem, que mescla técnicas de teatro de animação, teatro musical e comédia de costumes, fica em cartaz na unidade nos dias 25 e 26 de abril, sexta-feira e sábado, às 20 h, e 27 de abril, domingo, às 19h, com entrada gratuita.
Com o projeto, a opereta A Noiva do Condutor, escrita por Noel Rosa e interpretada em 1985 por Marília Pêra e Grande Otelo, ganhou uma encenação moderna e inusitada. Nesta versão, o público poderá conferir uma opereta gastronômica para atores, legumes e outros utensílios de cozinha, inspirada na obra do sambista.
“Ávida por experimentar novas linguagens, abusei da liberdade da encenação ao propor essa mistura exótica de Noel Rosa com legumes”, conta Neyde, que optou pelo divertido mote da cozinha para envolver os espectadores. Segundo a diretora, o objetivo era apresentar essa obra quase desconhecida. “É um diamante raro do pouco explorado Teatro Musical Brasileiro”, completa.
Na história, um casal de chefs de cozinha deve preparar um jantar para uma delegação estrangeira que tem de escolher um símbolo nacional para divulgar o Brasil na Europa, como parte dos preparativos para a Copa do Mundo 2014. Enquanto prepara pratos típicos brasileiros, o casal ouve músicas de Noel Rosa e revisita a opereta do compositor.
Para a realização da peça, a diretora Neyde Veneziano contou com a colaboração de Luiz André Cherubini, diretor do Grupo Sobrevento, um dos mais importantes grupos de teatro de animação do Brasil. Os atores Tony Germano e Adriana Fonseca (atores-cantores da cena musical paulista) são acompanhados, ao vivo, pelo ator e pianista Rafael Marão. Os figurinos são de Alberto Camarero e o cenário de J.C. Serroni.
Sobre a opereta A Noiva do Condutor
Em abril de 1935, Noel regressava ao RJ, depois de ficar internado quase três meses em Belo Horizonte, por causa da tuberculose. O amigo Almirante arranjou-lhe um emprego na Rádio Club do Brasil. O amigo propôs-lhe, entre outras coisas, que escrevesse libretos para um programa de “operetas radiofônicas”. O programa teria um título excêntrico: Como se as Grandes Óperas do Mundo Houvessem Nascido Aqui no Rio. Noel aceitou. Uma das melhores experiências no campo da “opereta radiofônica” foi A Noiva do Condutor. Por motivos desconhecidos, esta opereta não foi ao ar, permanecendo inédita até 1985, quando ganhou gravação do selo Eldorado, em disco LP, com Marília Pêra e Grande Otelo.
Sobre Neyde Veneziano
A diretora Neyde Veneziano já dirigiu 34 espetáculos, quase todos musicais, na linha do teatro popular. Em 2012, dirigiu a peça Mistero Buffo, que recebeu indicações para a 25ª edição do Prêmio Shell de Teatro nas categorias Direção (Neyde Veneziano) e Ator (Domingos Montagner). O espetáculo foi visto por mais de 18 mil pessoas em sua temporada nos Teatros do Sesi-SP. Além de diretora teatral, Neyde Veneziano tem ampla participação na área acadêmica. É professora doutora do Instituto de Artes da Unicamp e autora dos livros; Não Adianta Chorar: Identidade do Teatro de Revista Brasileiro… Oba! (Editora Unicamp); A Cena de Dario Fo: O Exercício da Imaginação (Editora Cónex) e De Pernas para o Ar: Teatro de Revista em São Paulo (Imprensa Oficial do Estado, Coleção Aplauso, 2006). Seu recente livro é Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções, lançado em 2013.
Ficha Técnica
Direção Geral e Cênica: Neyde Veneziano
Direção de Produção: Rosangela Longhi
Elenco: Tony Germano, Adriana Fonseca e Rafael Marão
Produção Executiva: Flandia Mattar
Direção Musical: Ney Carrasco
Assistência de Direção Musical: Rodrigo Morte
Designer de Luz: Wagner Freire
Cenografia: J.C. Serroni
Figurinos e Visagismo: Alberto Camarero
Workshop de Animação: Grupo Sobrevento – Sandra Vargas e Luíz André Cherubini
Workshop de Chef de Cozinha: Ricardo Bonomi
Fotógrafo: Carlos Gueller
Preparação Vocal: Carol Bezerra
Assistência de Direção: Fabíola Moraes
Coordenação de Palco e Assistência de Produção: Ioneis de Lima
SERVIÇO
Espetáculo A Noiva do Condutor
Local: Teatro do Sesi São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira
Datas e horários: 25 e 26 de abril – sexta-feira e sábado – às 20 h.
27 de abril – domingo – às 19h
Capacidade: 376 lugares e 08 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Tema: adaptação da opereta A Noiva do Condutor
Modalidade: juvenil
Gênero: teatro de formas animadas
Informações: (17) 3224-2499
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo