Começa nesta sexta-feira (25/04) e prossegue até o dia 3 de maio o FIDESP – Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo. A programação é composta de 71 apresentações além de atividades formativas – residências, aulas, workshops, oficinas e processos distribuídos em 11 cidades. A Prefeitura de Rio Preto é parceira na realização do evento.
O evento tem o patrocínio da Caixa e Ministério da Cultura, por meio do Edital Funarte para Realização de Encontros, Seminários, Mostras, Feiras e Festivais.
De acordo com o coordenador do festival em São José do Rio Preto, Marcelo Zamora, trata-se de uma iniciativa destinada a pensar a dança, nos sentidos da formação, criação e produção, junto a grupos e profissionais que desenvolvem um trabalho constante. “O objetivo maior é o fortalecimento, a discussão produtiva e intercambio de conhecimentos, assumindo responsabilidades através de um planejamento das ações formativas, técnicas e comerciais inerentes à atividade”, explica.
Companhias nacionais e internacionais compõem uma programação orientada por conceitos e ideias que provoquem questionamentos sobre a dança.
Os principais objetivos são promover a discussão, pensamento e divulgação da dança; formação de plateias; integração de escolas, grupos e artistas; valorizar o ensino, produção e profissionalização na dança; colocar em evidencia propostas artísticas permanentes e de resultado consistente, como uma forma de incentivar a produção.
Com formato variável o evento de repagina anualmente procurando uma maior proximidade da plateia, provocando o fazer artístico e mudando ou alternando as cidades que o recebem assim com o próprio formato artístico.
O Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo se tornou o encontro profissional mais importante da área e se destaca no cenário nacional por singularidades como a de ser um evento gratuito em todas suas atividades, democratizando o acesso e promovendo a divulgação e apropriação das atividades entre todas as camadas da população; promoção com grande número de frequentadores, de encontros teóricos e práticos com artistas locais e visitantes, numa ação de mediação e capacitação; abrangência geográfica por desenvolver ações anualmente em no mínimo 4 cidades do estado, e parcerias com eventos e administração de outros estados, especialmente na circulação de espetáculos internacionais; desenvolver uma rede de parcerias com prefeituras, corpos consulares e entidades estrangeiras, possibilitando ano a ano a vinda de grupos internacionais e, finalmente, servir de plataforma para grupos locais e nacionais projetarem seu trabalho no exterior.
FORMATO
Com o questionamento QUAL É O CAMINHO DA DANÇA? a edição 2014 propõe o “confronto” direto do artista com a cidade num formato que aumentou para 11 o número de cidades participantes e 17 companhias, sendo 8 internacionais e 9 nacionais e que inclui, além de uma série de apresentações fora do palco e formato tradicional, residências artísticas, intervenções e experimentos cênicos.
A edição 2014 do FIDESP acontece de 25 de abril a 3 de maio nas cidades de Araraquara, Catanduva, Cedral, Cosmorama, Fernandópolis, Jales, Monte Aprazivel, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto, São Paulo e Votuporanga para um público previsto em mais de 20.000 pessoas.
Atividades paralelas:
– Palco Externo / Carreta que circulará pelas cidades com programação de dança, oficinas, palco aberto para grupos amadores e QG itinerante do evento;
– Mostra de vídeo dança no palco externo e nos teatros antes das apresentações de cada noite.
– Mesa redonda / debates;
– Registro em vídeo e fotografia além do registro oficial do evento o fotografo francês DENIS RION irá registrar o evento para, posteriormente incluir no livro DANÇA NO MUNDO que já conta com registros em Cuba, Guayana, Suriname, Japão, Camboja, Togo, Madagascar, China, Argentina e Chile.
– Lançamento Editorial: Catalogo “TRAJETÓRIA – Dez anos de FIDESP e seu legado para a dança paulista”, sobre as primeiras 10 edições do evento (2004 – 2013).
Veja abaixo as companhias participantes:
COMPANHIAS INTERNACIONAIS
BLICK – Córdoba – Argentina
Espetáculos CAE LA NOCHE EM OKINAWA e TE BAILO
Cia Dancenema – Portugal
Espetáculo AZUL INFINITO
Cie Ladainha – França
Espetáculos: BALLET DES BÂTISSEURS e RB&QDP
Cie Alfred Alerte – França
Espetáculo D’ICI LA
Companhia Nacional de Danza Contemporanea – Buenos Aires – Argentina
Espetáculos: “SANSON” – estreia mundial – “Monte… Tierra Cautiva” e Rio Conmigo”
EIRA – Portugal
Espetáculos HIGHLIGTH, THE TRAP e sweetSKIN .
Lo s INnato – Costa Rica
Espetáculo ETÉREA
Lux Boreal – México e Iseli-Chiodi Dance Company – Irlanda
Espetáculo FIT/MISFIT
COMPANHIAS NACIONAIS
BBoy Ticko– Votuporanga – SP
Espetáculo HIP HOP NA MALA
Cia Abrindo Portas de Experimentação Cênica – Ribeirão Preto – SP
Espetáculo VOCÊ É O QUE VOCÊ JOGA FORA – 1° FASE: O LIXO
Cia Corpos Nómades – São Paulo – SP
Espetáculo HOSTAL PROJECT
Cia Lúdica de Artes – São José do Rio Preto – SP
Espetáculo DUO DESAPEGO E VIOLÃO
Com-tato – São José do Rio Preto – SP
Espetáculo LEMBRANÇAS RECORTADAS
Grupo Experimental – Recife – PE
Espetáculos LÚMEN e “Sobre Ilhas”
Ivaldo Mendonça em Grupo – Recife – PE
Espetáculo ENCONTROS OPOSTOS
Virtual Companhia de Dança – São José do Rio Preto – SP
Espetáculo WAQAY PATA – Lugar das lágrimas – ESTREIA
Zilda Arali e Julio César – São José do Rio Preto – SP
Espetáculo TRIBUTO