Claudia Palma começou sua trajetória no Grupo Casa Forte, com direção de Edson Claro, na década de 80. Em seguida, já profissionalizada, integrou por oito anos a Cisne Negro Cia. de Dança e, em 1994, passou a integrar a República da Dança, com direção de Ana Mondini, “um espaço de referência e inspiração”, declara. Com ela, descobriu sua verdadeira dança e começou suas próprias criações como coreógrafa. O passo seguinte foi o Balé da Cidade de São Paulo, em que esteve por 15 anos, oito deles na Cia.2, “onde me tornei de fato intérprete-criadora e percorri, ainda que em grupo, minha autonomia. O fato de ter trabalhado com coreógrafos e diretores do país e do exterior me proporcionou suporte para compreender o corpo que se constrói na cena. Minha pesquisa corporal acontece neste ambiente onde a formação se dá no próprio fazer, na construção das dificuldades e não facilidades corporais”. Por essas razões, Palma escolheu dirigir a iN SAiO Cia. de Arte, espaço onde dá continuidade à sua pesquisa artística como coreógrafa e diretora.
“Mostrar para esconder, velar para revelar”. Com esta frase a iN SAiO Cia. de Arte aponta o sentido de “Dark Room”, onde a cena é composta a partir de desejos de aproximação, num ambiente permeado pelos sentidos. Seis intérpretes-criadores dividem o palco com os espectadores e lançam seus corpos a afetos, olhares, recolhimentos e riscos. Num jogo entre objeto e sombra, movimento e pausa, abrem-se frestas por onde espiam voyeurs: a presença se dilui e se reconstrói quando olhar é quase tocar. Ao experimentar essa dança fugidia, fragmentada, que escapa quando parece que vai se estabelecer, os intérpretes constroem um caleidoscópio de imagens em movimento.
O Sesc Catanduva traz o espetáculo Dark Room para possibilitar aos bailarinos, professores, coreógrafos e demais interessados o aprimoramento de sua arte através do intercâmbio com profissionais experientes nas diversas linguagens da dança. Nesta quinta-feira, 22/05, às 20h30, com entrada gratuita.
SERVIÇO
Dança: Dark Room – In Saio Cia. de Arte
Data: 22 de maio, quinta
Horário: 20h30
Local: Sesc Catanduva
Classificação: 16 anos
Entrada: Gratuita. Lugares limitados.