O Sesi São José do Rio Preto apresenta hoje, dia 12 de setembro, às 20h, o show Wadaiko Sho, que mostra a transformação do taiko, instrumento da música japonesa. A entrada é gratuita.
Tokinonagare, que dá nome à apresentação, significa “com o passar do tempo”. O show apresenta a modificação que a arte do taiko vem sofrendo nestes 100 anos da presença japonesa no Brasil, passando de um instrumento folclórico para o moderno, e mais tarde, recebendo influências da cultura brasileira.
Taiko é o nome empregado para designar em japonês o instrumento percussivo, ou tambores. Presente há vários séculos na cultura japonesa, basicamente em cerimônias religiosas, em “matsuri” (festividades) e em artes tradicionais como o Gagaku e os teatros N e Kabuki, o aparato começou a ser utilizado largamente após o final da Segunda Guerra Mundial sob a forma de apresentações artísticas. Esta arte chegou ao Brasil junto com os imigrantes japoneses e está presente principalmente no estado de São Paulo, estado onde vive a maior comunidade japonesa do mundo.
Formado em 2002, o Wadaiko Sho é um grupo da cidade de São Paulo que tem como filosofia o desenvolvimento da qualidade física e mental através do taiko. Dirigido por Setsuo Kinoshita, o grupo foi escolhido como um dos 10 melhores grupos no concurso internacional de Nagano/Japão de 2004.
Ficha Técnica
Mitsue Iwamoto – Taiko e canto
Setsuo Kinoshita – Flautas e Taiko
Repertório
Tokinonagare – Wadaiko Sho
Tanjyo – Wadaiko Sho
Yataibayashi – Folclórico
Minyo – Folclórico
Futebol – Wadaiko Sho
Hyuga – Wadaiko Sho
Taiko de Samba – Wadaiko Sho
Teatro do Sesi São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656 – Vl. Elvira
Datas e horários: 12 de setembro – sexta-feira – 20 horas
Capacidade: 376 lugares e 08 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Informações: (17) 3224-2499
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início da apresentação