Coletivo criado em 1989 apresenta sua trajetória e realiza diversas atividades formativas gratuitas no Riopreto Shopping
Ate o dia 31 de julho, o Riopreto Shopping recebe a exposição “A Cena Azul Celeste”, com imagens, figurinos e troféus que resgatam a trajetória artística da Companhia Azul Celeste – criada em 1989 por Jorge Vermelho e Cássio Ibrahim – e permitem um mergulho no universo teatral. Além da mostra, serão realizadas diversas atividades formativas e apresentações com a participação de profissionais convidados. A exposição traz uma rica retrospectiva sobre os 27 anos de história da companhia, reconhecida como um dos principais coletivos teatrais do Brasil e que coloca São José do Rio preto como uma referência na produção das artes cênicas.
Durante os dias de mostra, os visitantes conhecem os processos criativos realizados ao longo da trajetória da Companhia Azul Celeste e tem contato com diversos profissionais ligados ao teatro, que fazem rodas de conversas sobre temas como figurino, fotografia, direção e interpretação. Todos os dias, haverá uma atividade diferente. Além dos bate-papos, intervenções e oficinas fazem parte da programação totalmente gratuita.
O ator e diretor Jorge Vermelho afirma que o objetivo da exposição é homenagear a trajetória e contar a história da Companhia Azul Celeste, que já montou 28 espetáculos e conquistou mais de 300 prêmios nacionais de teatro. “A sensação de ter escrito uma página na história da cidade e do teatro me deixa mais pleno. Diante de tanta crueza e tanto abismo que vivenciamos no dia a dia, o teatro é um oásis onde conseguimos ao menos respirar uma forma criativa e positiva diante do mundo”, comenta. A Companhia Azul Celeste desenvolve pesquisa sobre a dramaturgia brasileira contemporânea e busca o aprimoramento técnico e teórico de seus integrantes por meio de encontros, leituras, debates e seminários. A exposição fica aberta à visitação nos horários de funcionamento do shopping.
Programação:
16/7 – Sábado às 16h – Micro oficina de Jogos Teatrais – Jorge Vermelho
17/7 – Domingo às 16h – Micro oficina de Jogos Teatrais – Marina Rico
17/7 – Domingo às 17h30 – Intervenção artística – MUNDOMUDO
20/7 – Quarta-feira às 20h – Roda de Conversa – A cena teatral contemporânea – Georgette Fadel
21/7 – Quinta-feira às 18h30 – Intervenção artística – A ver estrelas
21/7 – Quinta-feira às 19h – Micro oficina de Jogos Teatrais – Henrique Nerys
21/7 – Quinta-feira às 20h – Roda de conversa – Fotografia de palco – Jorge Etecheber e Convidados
22/7 – Sexta-feira às 20h – Roda de Conversa – O papel do ator no teatro – Cacá Carvalho
23/7 – Sábado às 14h – Intervenção artística – MUNDOMUDO
23/7 – Sábado às 16h – Micro oficina de Jogos Teatrais – Beta Cunha
24/7 – Domingo às 16h – Micro oficina de Jogos Teatrais – Henrique Nerys
24/7 – Domingo às 17h30 – Intervenção artística – A ver estrelas
27/7 – Quarta-feira às 20h – Roda de Conversa – O figurino no teatro – Linaldo Telles
28/7 – Quinta-feira às 20h – Roda de conversa – A música no teatro – Raphael Pagliuso Neto e Convidados
29/7 – Sexta-feira às 20h – Roda de conversa – A intersecção entre dança e teatro – Alexandre Manchini Jr., Angélica Zignani e Andrea Capelli
30/7 – Sábado às 16h – Micro oficina de Jogos Teatrais – Alexandre Manchini Jr.
31/7 – Domingo às 19h – Apresentação do espetáculo MUNDOMUDO
Riopreto Shopping | Av. Brigadeiro Faria Lima, 6363
de 15 a 31 de julho
Entrada gratuita.