São cerca de 80 atrações de música, dança, teatro, cinema e audiovisual. São 43 horas de evento – “A Virada do Aniversário”. É uma maratona cultural com atrações de diferentes vertentes artísticas.
As festividades serão realizadas nos espaços do Complexo Swift e no Anfiteatro Nelson Castro nos dias 17, 18, 19 de março de 2018. Ao todo são cerca de 80 atrações em três dias de evento, com entrada gratuita ao público.
Maratona cultural
O formato da comemoração nessa edição é de uma grande Virada de Aniversário. Tem início às 18h do sábado, dia 17 e término às 21h30 da segunda-feira, dia 19. A intensa programação ora simultânea, ora sequencial animará o Complexo que está sendo adequado para recepção da população e foi dividido em nove espaços principais:
Nelson Castro, Rua, Piscinão, Chaminé, Seringueiras, Mezanino, Auditório, Graneleiro e Teatro Paulo Moura.
A programação começa com apresentação da Orquestra Sinfônica de Rio Preto. Após a abertura , a programação segue até a madrugada de domingo reunindo shows de diversos estilos musicais, exposições, teatro, artes visuais, dança e um sarau de poesias.
A Afocirp, associação dos fotógrafos rio-pretenses preparou a Exposição de Fotos “Rio Preto de Todos os Ângulos”. Um grupo de artistas plásticos também fará uma exposição enfocando Rio Preto, a “Cidade Retratada”.
A programação do dia 17, tem outras 24 atrações e como destaque “Uma Homenagem a Paulo Moura” com Paulo Casale Luis Jardim, Milton Thomé e João Pazzini; um Tributo a Tim Maia com a banda Tim Covers; apresentação da banda de rock Psicodella, da cantora Zu Laiê com o show Mensageiro; o show “Na Ginga dos 166” com Funk Pala, dança flamenca, chorinho e exibição de filmes.
No domingo, 18 a programação já começa às 10h da manhã. Tem a apresentação Vai Viola, do violeiro Leandro Valentim. tem, também eshow pocket com a dupla Dioran & Dioracy.
Ainda pela manhã tem teatro para bebês e espetáculo de teatro. A tarde e noite seguem intensas com shows que vão do jazz, mpb, rock até música latina. A cantora rio-pretense radicada em São Paulo, Luana e sua Banda Cósmico Trio faz show. Acontece, também, um encontro de Tião Taufic e a Velha Guarda do Samba de Rio Preto.
E à noite tem mais teatro. Destaque para a peça Urubus no Ar, da Cia Quase Cinema, de São Paulo, às 20h. São 32 atrações no dia, que será encerrado após as apresentações de Rafaelvis que faz um Tributo a Elvis Presley e o Hip Hop do Improviso, com Pedro Improvisador, ambas com início as 23h30.
Bolo e Parabéns
Ao som do parabéns que será tocado pela Banda Millenium, a segunda-feira, 19, data do aniversário de Rio Preto tem como destaque o tradicional Bolo de Aniversário, nesse ano com 166 metros de comprimento, será preparado pelos padeiros associados ao Sindipan e distribuído à população. A cerimônia de Corte do Bolo será às 11h, da segunda-feira, 19 às margens do Lago 1 da Represa Municipal de Rio Preto, próximo ao Anfiteatro Nelson Castro e contará com a presença do prefeito Edinho Araújo e autoridades. Ainda pela manhã haverá teatro e seresta.
Após o bolo, a programação segue intensa no dia 19, tarde e noite adentro. No período da tarde haverá apresentação da Orquestra de Viola, Banda Tropicália, Griots África Brasil, muito samba com Samba D´Moça e Jaqueline Cardoso, além de dança, teatro e cinema.
A Virada do Aniversário será encerrada pelo show “Tempos e Lembranças”, de Nasar, às 19h30; e Sambas de lá e contos de cá, da banda Contos de Réis e a peça de teatro “O Céu em Preto e Branco”, do Grupo Hum de Teatro, ambos às 20h. Na segunda a programação conta com 24 atrações.
Haverá em todos os dias praça de alimentação para conforto dos visitantes. Food trucks e ambulantes oferecerão bebidas e alimentação variadas, banheiros químicos , inclusive com acessibilidade, serão disponibilizados. Forte estrutura de segurança e cuidados gerais será montada. A Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, Samu, brigadistas, estarão no complexo para garantir tranquilidade ao evento. Confira a programação completa no portal da Prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br