A Exposição Fluido – Arte com Suavidade acontece no Espaço Cultural do Sesi de Rio Preto, entre os dias 9 e 27 de setembro. A entrada é gratuita, e os visitantes serão premiados com música clássica, ao vivo, na terça-feira, dia 10. Um pequeno concerto fica por conta do Camerata Jovem Beethoven, grupo de jovens atendidos em um projeto social do Lar Esperança. A apresentação é motivo duplo de orgulho para Jane, que é cofundadora da iniciativa e ainda dá oficinas de pintura para crianças e adolescentes como voluntária. “A arte bem compreendida é um poderoso meio de elevação e renovação interior. Sinto que estou cumprindo meu papel ao participar da formação deles”.
Transparência e leveza são as características mais marcantes das obras que a artista plástica rio-pretense Jane Arroyo selecionou para expor este mês. Os onze painéis foram pintados em 2013, em momentos de pura intuição. “Transportei para as telas tudo o que as cores representam para mim e o que eu busco ser: simples e transparente”, explica. A artista usou a técnica que costuma chamar de aquarelada – as tintas foram diluídas em água para criar um fundo abstrato, sobre o qual se destacam elementos florais e figurativos, sempre em tons claros. “Usei 3 cores predominantes para conseguir harmonia e deixei, como pontos de luz, a falta de tinta em alguns locais da tela”.
Além de embelezar as instalações do Sesi, Jane Arroyo também está presente em outro evento durante o mês. Uma obra especial, chamada Olhos da Alma, foi criada pela artista para compor a Exposição Tátil Sensorial que será montada no Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores, entre os dias 17 de setembro a 18 de outubro. A mostra é uma extensão do 3º Invernarte, o Festival de Arte promovido pela ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) em parceria com a artista Norma Vilar. Para a ocasião, Jane buscou inspiração em um dos seus pintores favoritos: Amadeu Modigliani, o italiano que ficou conhecido por retratar pessoas com pescoços alongados. “Modigliani dizia que só pintava os olhos de alguém quando conhecia a sua alma. Da mesma forma, acho que os deficientes visuais tem uma sensibilidade mais aguçada. Eles não podem nos ver, mas nos enxergam com os olhos da alma”. A tela, feita para ser tocada, foi elaborada com massa acrílica, cola e pó de serragem, além de tinta acrílica e verniz.
Serviços:
ExposiçãoFluido – Arte com Suavidade, da artista plástica Jane Arroyo
Data: de 9 a 27 de setembro
* De segunda a sexta – das 9h às 19h / Sábados, Domingos e Feriados – das 9h às 16h
Local: Sesi de Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656, Vila Elvira (na represa municipal)
Camerata Jovem Beethoven se apresenta no dia 10, às 17h00
Exposição Tátil Sensorial, promovida pela ACIRP como extensão do 3º Invernarte
Data: de 17 de setembro a 18 de outubro – Das 7h às 17h
Local: Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores – Rua Cléo de Oliveira Roma, 200, Jardim Morumbi.
Sobre a artista:
Jane Arroyo é formada em administração de empresas, mas a paixão pelas artes a acompanha desde adolescente. Iniciou a carreira de artista plástica como autodidata, há mais de 20 anos. Se aprimorou em técnicas de desenho e pintura por meio de cursos e pesquisas, e ministrou aulas durante 10 anos. Já exibiu seu trabalho ao público nas exposições Arte de Outono, na Casa de Cultura Dinorath do Valle (em 2011) e Cores e Formas, no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão (em 2010).
Atualmente, Jane atende alunos particulares em grupos fechados, e atua como professora voluntária de artes em 2 projetos sociais de Rio Preto