Será a primeira vez que a cidade receberá Alain Burnel em harmonização gastronômica
São José do Rio Preto recebe, no próximo dia 17 de maio, o chef Alain Burnel, um dos mais consagrados representantes da cozinha provençal francesa, para um jantar harmonizado no Restaurante Annjur – referência em gastronomia europeia moderna, com vinhos selecionados pelo sommelier Sergio Musolino, da adega Bekaa Delicatessen.
Alain começou sua carreira aos 14 anos de idade, como aprendiz de padeiro em seu país. De lá para cá, garantiu três estrelas no Guia Michelin, foi comandante do premiado Restaurant L´Ostau de Baumanière, membro Platinum da Confraria do Tour de France, Maitre Cuisinier de France, e cozinhou para personalidades como Rainha Elizabeth, princesa Grace Kelly e o tenor Luciano Pavarotti. Atualmente, viaja o mundo promovendo jantares exclusivos, palestras e consultorias.
Na noite do dia 17, Burnel assina um menu em seis tempos, com harmonização de rótulos internacionais da adega Bekaa Delicatessen, AWS nível 3 pela Wine & Spirit Education Trust, de Londres. Para o sommelier Sérgio Musolino, o evento escreve um novo capítulo na história da gastronomia rio-pretense. “Alain considera o Brasil sua segunda pátria. Será um prazer recebê-lo, mostrar a nossa cidade e oferecer a oportunidade para as pessoas desfrutarem de seus dons culinários”, afirma Sérgio.
Ainda para o sommelier, “o cardápio é marcado por texturas e sabores contrastantes, que pediam vinhos estruturados, porém pautados pela elegância. Buscamos vinhos com essas características, dentro de um portfólio de alta gama, a altura do menu”, detalha.
Para a chef do Restaurante Annjur, Ana Paula Cremonezi, será uma noite recheada de experiências com ‘sotaque francês’. “Estamos nos preparando em busca de elementos para um jantar memorável. Além do couvert que será uma surpresa, podemos esperar muito dos highlights do menu, como o crème brûlée de volaille defumada com peras asiáticas caramelizadas, que será preparado pelo Alain”, diz.
Confira o menu acompanhado da harmonização para cada tempo:
– Aspargos da terra
– Crème brûlée de volaille defumada com peras asiáticas caramelizadas – harmonizado com vinho espumante Cava Chozas Carrascal Brut Nature Reserva (Espanha) – 93 pontos no Guia Peñin;
– Risoto cremoso de carnaroli de cavaquinha, com leve toque de acidez e crispy de coco fresco – harmonizado com vinho branco De Martino Quebrada Seca 2013 (Chile) – 93 pontos Descorchados e 94 pontos no guia Robert Parker;
– No Caminho de cogumelos, filet mignon ao molho de foie gras, batata confit na manteiga de baunilha – harmonizado com vinho tinto Las Ocho 2012 (Espanha) – 94 pontos Guia Peñin;
– Tartar de manga e morangos, sorbet de morango e champagne, merengue de morango e limão – harmonizado com vinho Sauternes Chateau Les Justices 2006 (França) – 93 pontos no guia Robert Parker;
– Texturas e temperaturas de chocolate Barry Callebaut, caramelo de pistache, baunilha, flor de sal e azeite de oliva espanhol – harmonizado com vinho do Porto Taylor’s LBV 2008 (Portugal) – 93 pontos Wine Enthusiast.