Rio Preto- a Secretaria de Educação oferece aprendizado de astronomia e outras ciências no CIECC – Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura . O centro funciona de terça a sábado, com sessões de planetário e visitas guiadas. Em salas temáticas, é possível conhecer mais a história da Terra, matemática, linguagens e outros saberes.
Escolas de Rio Preto e região podem agendar visitas com horário marcado. No observatório, serão acompanhadas pelo professor de física, João Eduardo Ramaeh, especialista em astronomia. Ele ministra uma aula de 50 minutos sobre o assunto e explica a utilidade dos equipamentos do CIECC.
“O planetário foi equipado com o que há de melhor na área, aparelhos vindos da Alemanha, Japão e Estados Unidos,” disse o professor Ramaeh, que acompanhou a instalação do espaço.
Completam o observatório um telescópio de 400 milímetros e mais seis de 200 milímetros.
“É uma verdadeira vivência de astronomia,” completa o professor.
Além do observatório de Astronomia, o CIECC abriga salas temáticas de Linguagens, Física, Química, Geologia brasileira, Biologia e Matemática.
Ao entrar na área externa, o visitante depara com o Jardim de Poesia, um projeto paisagístico que integra a natureza à criação intelectual de alunos, com poesias impressas em plaquinhas espalhadas no local. Só poesias feitas pelas crianças da rede municipal de ensino.
A Sala de Linguagens tem biblioteca, livros em braile e o livrão, um livro enorme de madeira com páginas de plástico, que as crianças adoram, sentando ao seu redor para ler.
Uma das atrações do espaço é a Pedra de Roseta, fragmento de granito negro de um metro de altura, com mensagens entalhadas em grego, hieróglifos (alfabeto egípcio) e em demótico (versão popular do hieróglifo). A pedra data do ano 196 a.C.
A antessala do planetário é dedicada às sondas Voyager, com baners e ilustrações variadas. Além de expor uma máquina antiga, o projetor de estrelas Optomecânico Carl Zeiss Jena – Skymaster ZKP3, que projeta imagens do céu noturno com 6 mil estrelas visíveis, os planetas, a Lua e suas fases, cometas em movimento, em qualquer parte do mundo.
É nessa antessala que o professor João Eduardo dá explicações aos grupos antes de entrar na sessão do planetário.
Na Sala de Geologia e História da Terra, há peças ‘emprestadas’ pela Unesp, que faz parceria com o CIEEC. Faz parte do acervo um fêmur de titanossauro (70% do osso), encontrado em 1962 em escavações e pesquisas pelos professores Dino Vizotto e Fahad Moysés Arid.
Na Sala de Biologia e Química, há exemplares (no formol) de alguns animais vertebrados e invertebrados, ‘emprestados’ do Departamento de Zoologia e Botânica da Unesp. E na Sala de Física e Matemática, o visitante pode fazer experiências interessantes, como entrar na gaiola triangular equilátera (que reproduz a imagem da pessoa ao infinito), uma cama de pregos, bola plasmática e até fazer umas aulas para manipular o cubo mágico e aprender xadrez.
Também funciona no prédio do CIECC o Centro Para o Desenvolvimento de Potencial e Talento (CEDET). Tem a finalidade de implementar projetos educativos, com atividades voltadas preferencialmente para os alunos da rede municipal que apresentam altas habilidades ou talentos nas diferentes áreas do saber.
O Centro tem cinco facilitadores, que são professores licenciados em diversas áreas e em Atendimento Educacional Especializado.
O projeto foi instalado na rede em 2011 com a identificação de 29 estudantes com perfil, traçando um plano para cada aluno, conforme suas potencialidades.
A lotação das turmas é de 96 pessoas.
Confira os horários:
Confira o horário das sessões durante a semana:
3ª feira – 15h e 16h
4ª feira – 9h e 10h
5ª feira – 17h – 18h – 20h
6ª feira – 15h e 17h
Sábado – 14h e 15h
Serviço: Para agendar visitas no CIECC e informações no CEDET, ligue no 3232-9426
Endereço: Avenida João Batista Vetorazzo, 500, Distrito Industrial