O Circuito Sesc de Artes traz em sua programação diferentes ações. São espetáculos de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura. Realizado pelo Sesc São Paulo, o evento passa por 118 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo. Todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos. A programação envolve 80 trabalhos artísticos com 529 artistas em 882 apresentações. Acontece sempre de sexta a domingo.
Principais Atrações do Circuito Sesc de Artes
No fim de semana de 5 a 7 de maio, a banda A Espetacular Charanga do França se apresenta em Fernandópolis, Santa Fé do Sul e Mirassol. Sucesso no carnaval de São Paulo, o grupo faz uma releitura das tradicionais charangas brasileiras, com um repertório de marchinhas, marchas-rancho, cumbia, maxixe e samba .
Essas três cidades também recebem o espetáculo circense O Andarilho, da Cia. da Pegada. Palhaços andarilhos apresentam esquetes de malabares e acrobacia em um espetáculo inspirado na carta “ O Louco” do baralho do Tarô de Marselha.
O público dança com o espetáculo 3 ao Quadrado, das companhias de dança Eclipse, Back Spin Crew e Ruas de Fogo. Nove “bboys” batalham ao som de um DJ e animados por um MC. Realizam movimentos acrobáticos que serão julgados pela plateia.
Entre os dias 12 e 14 de maio, as cidades de Tanabi, Jales e Votuporanga recebem o grupo Trovadores do Miocárdio. Apresenta a performance literária conhecida como spoken poetry. Declamam crônicas e poemas, promovendo um encontro entre poesia e música.
Por lá, também irá passar o grupo sergipano de teatro Imbuaça. Acontece o espetáculo A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel. Conto, canto e dança se fundem ao narrar a vida e obra do autor paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Ele é um dos criadores da literatura de cordel.
O público também dança junto com a Batalha de MCS. A batalha traz Bárbara Sweet, Stefanie MC, MC Kamau, MC Somba. Tem a mediação do DJ Erick Jay, residente do programa Manos e Minas, da TV Cultura.
Gabinete de Curiosidades e Habilidades leva aos espaços públicos, à moda dos traveling . São shows, cinema, literatura, artes visuais e Tecnologias.
Serão exibidos filmes mudos em curta metragem dirigidos e protagonizados por Charles Chaplin. Ele que foi o criador do personagem Carlitos. Tem, ainda , oficinas de Flâmula de Tecido e Efeitos Especiais de Cinema.
As apresentações serão realizadas em espaços públicos, como praças e ruas para todos os públicos com atividades gratuitas. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais.
Circuito Sesc de Artes na Internet – o site oficial será diariamente atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas, destaques da programação e personalidades de cada cidade envolvida na programação. Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes e conferir estes conteúdos, incluindo toda a grade de programação.
Programação completa na região
Roteiro 2
Fernandópolis | 5 de abril, sexta, das 16h às 21h30
Praça Joaquim Antônio Pereira. Praça da Matriz
Santa Fé do Sul | 6 de abril, sábado, das 16h às 21h30
Praça Salles Filho. Av. Navarro de Andrade – Centro
Mirassol | 7 de abril, domingo, das 16h às 21h30
Praça Doutor Anísio José Moreira – Centro.
ATRAÇÕES
Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Programação inspirada pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.
ARTES VISUAIS
Estêncil: Molde Vazado para Estamparia
Paulo Meira (SP)
O artista visual fará um estudo prévio da história de cada cidade por onde passará com esta oficina, levantando dados de sua flora e fauna. Oferece então ao público estênceis prontos com imagens locais que serão usados para que cada um componha sua própria arte em papel cartão.
CINEMA
Curta(s) Chaplin
Exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos.
LITERATURA
Palavra + Imagem
Cia. Alcina da Palavra (SP)
Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.
LITERATURA
Verso Móvel Sound System
Caco Pontes e Poetas Convidados (SP)
Nesta versão lúdica dos tradicionais carros de som, é uma bicicleta que perambula pelo espaço público, e o que ela toca é poesia. Áudios com versos pré-gravados por poetas contemporâneos se espalham pelo ar. O público também participa, se apropriando do microfone e ajudando a promover um sarau inusitado. Daniel Minchoni, Edgar, Luiza Romão, Mautari, Ni Brisant, Paloma Klisys Caleb e Maria Fernanda.
DANÇA
3 ao Quadrado
Cias. Eclipse, Back Spin Crew e Ruas de Fogo (SP)
Nove “bboys” batalham ao som de um DJ e animados por um MC, realizam movimentos acrobáticos que serão julgados pela plateia. Em seguida, é a vez do público experimentar os passos, dançando em uma jam com os artistas. Uma festa de hip hop no meio da cidade.
CIRCO
O Andarilho
Cia. da Pegada (SP)
Os palhaços andarilhos apresentam esquetes de malabares e acrobacia em um espetáculo inspirado na carta “ O Louco” do baralho do Tarô de Marselha. Os artistas exploram o lado criativo dessa figura e dão vida a outros personagens arquetípicos do baralho, como o Rei e a Morte.
MÚSICA
A Espetacular Charanga do França (SP)
A banda, sucesso no Carnaval paulistano no formato de bloco, faz uma releitura das tradicionais charangas brasileiras, isto é, formações que contemplam apenas instrumentos de sopro, por vezes percussão. O repertório inclui marchinhas, marchas-rancho, cumbia, maxixe, samba e ragga.
Roteiro 1
Tanabi | 12 de maio, sexta, das 16h às 21h30
Praça Nossa Senhora da Conceição (em frente à igreja Matriz)
Jales | 13 de maio, sábado, das 16h às 21h30
Praça Euphly Jales – Centro
Votuporanga | 14 de maio, domingo, das 16h 21h30
Concha Acústica. Rua São Paulo, 3546 (esquina com a rua Alagoas).
ATRAÇÕES
Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Programação inspirada pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.
ARTES VISUAIS
Flâmula de Tecido
Ada Rovai (SP)
Da combinação de diferentes técnicas das artes manuais surgirá uma pequena bandeira, isto é, uma flâmula. Os participantes criarão seu próprio lema e o desenho que vai decorar sua flâmula. Para isso recorrem ao desenho à mão livre, ao estêncil aplicado sobre o algodão da bandeira e à sua criatividade.
CINEMA
Curta(s) Chaplin
Exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos.
LITERATURA
Palavra + Imagem
Grupo A Cor Ação Cultural (SP)
Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.
CIRCO
Circo no Beco
Coletivo Circo no Beco (SP)
Malabaristas apresentam ao público sua técnica circense nesta vivência em que o público interage diretamente com os artistas e pode aprender a manusear alguns equipamentos básicos de circo, como claves e bolas de malabarismo.
TEATRO
A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel
Grupo Imbuaça (SE)
A trupe sergipana percorre a vida de um dos criadores da literatura de cordel, o paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918). A encenação apresenta sua trajetória, contexto e legado, e o protagonista encontra os personagens que figuram em sua vasta obra em um espetáculo de conto, canto e dança.
MÚSICA
Batalha de MCS (SP/MG)
Mediada pelo DJ Erick Jay, a disputa reúne quatro MCs. Vencedor de importantes prêmios internacionais em 2016: Bárbara Sweet, conhecida de batalhas em São Paulo e Belo Horizonte e integrante do coletivo #MinaNoMic; Stefanie MC, que já dividiu palco com Mano Brown, Negra Li, Vanessa Jackson e Flora Matos; o rapper, beatmaker e skatista MC Kamau, que fez parcerias com Thaíde, SP Funk e com o Dj KL Jay; e MC Sombra, que ingressou da cena hip hop nos anos 90, quando juntou-se ao SNJ, e enveredeou pela carreira solo em 2008.
DJ Erick Jay (SP)
O primeiro DJ da América Latina a conquista um título internacional em dois campeonatos no mesmo ano, o IDA World, e o DMC World. Trabalhou com alguns grupos de Rap como: Pregador Luo, Dexter, Xis, atualmente trabalha com o rapper Kamau além de ser residente do programa Manos e Minas, TV Cultura.
LITERATURA
Trovadores do Miocárdio (SP/RJ)
Fausto Fawcett, Mário Bortolotto, Eduardo Beu, Junio Barreto, Pélico, Rodrigo Carneiro e Carolina Meinerz. As paixões não correspondidas, as fugas melodramáticas e os colapsos passionais são alguns dos temas que inspiram esta performance literária. Os artistas declamam crônicas e poemas, promovendo um encontro de poesia e música conhecido como spoken poetry.