Começa oficialmente o BREU 2015 no SESC Rio Preto, no dia 15, quinta-feira.
Para iniciar o festival ,que aborda a relação do homem com a cidade onde vive através da arte, o Diretor Regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, está presente a partir das 20h, horário da abertura do evento.
No encontro, Danilo palestra acerca do tema “Caminhos no Breu: Cultura, Participação e Acesso”. Especialista em ação cultural, Danilo Santos de Miranda é formado em Filosofia e Ciências Sociais, realizou estudos complementares de especialização na Pontifícia Universidade Católica, na Fundação Getúlio Vargas (São Paulo – SP) e no Management Development Institute, de Lausanne (Suíça). Atua como Conselheiro em diversas entidades, dentre as quais a Fundação Padre Anchieta, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Todos Pelas Educação. Foi Presidente do CIBS – Consejo Internacional Del Bienestar Social para a Região da América Latina e Caribe no período de 2008/2010. Nos últimos anos tem participado ativamente como conferencista em eventos nacionais e internacionais e sido agraciado com homenagens de reconhecimento ao seu desempenho em favor da cultura, como a Comenda da Ordem Nacional do Mérito do Governo da França, a Grande Cruz do Governo da Alemanha e a Comenda da Ordem da Coroa do Governo da Bélgica.
A abertura do BREU será acompanhada de mais 36 olhares. Olhares de artistas jovens, outros mais experientes, de várias escolas de formação, sem formação formal e de experiências diversas. Um mosaico da arte contemporânea produzida localmente e de outros lugares poderá ser conferido em Rio Preto, no período de 15 de outubro a 20 de dezembro, durante a exposição Cidade Inquieta, que estará aberta à visitação a partir do dia 15. A visitação é gratuita. O Sesc terá vários espaços ocupados por obras de arte.
A Área de Convivência concentra a maior parte delas, e conta, inclusive, com uma obra em constante processo: o Profeta das Cores pintará um mural durante o evento, assim como faz há anos nas ruas de Rio Preto. O hall do elevador e a Comedoria receberão obras do argentino Tec. Já os muros das quadras externas, a guarita da piscina e a fachada do Sesc serão desenhadas a giz pelo rio-pretense Paulo Fuscaldo. Outros nomes compõem a mostra: Andrey Zignnatto (Jundiaí), Antonio Dorta (São Paulo), Cinthia Marcelle (Belo Horizonte), Claudio Cretti (Belém), Henrique César (São Paulo), José Antonio Da Silva (São José Do Rio Preto), Marcelo Cidade, (São Paulo), Marcius Galan (São Paulo), Miguelavo (São José Do Rio Preto), Orlando Fuzinele (São José Do Rio Preto), Paulo Nimer Pjota (São José Do Rio Preto), Philippe Barcinski (Rio De Janeiro).
O BREU invade a programação do Sesc. Confira a lista de atrações que acontecem no primeiro dia do evento:
INTERVENÇÃO
S.O.P.A
Criação e atuação: Zilda Arali. S.J. Rio Preto – SP. 60 min.
Um discurso plástico e artístico sobre a consciência ambiental, desperdício e reaproveitamento do material que resulta em dano ao meio ambiente.
Dias 15 e 16, quinta e sexta, às 10h.
Avenida Alberto Andaló. Grátis.
INTERVENÇÃO
O CARTEIRO E OS POETAS S.J. Rio Preto –SP.
Com o músico e carteiro Taroba e os poetas John, Mayara Ísis e Mariana
Delfino.
Poetas interagem com o público enquanto um carteiro se encarrega de distribuir seus poemas.
Dia 15, quinta, às 21h.
Comedoria. Grátis.
ESPETÁCULO
CARCAÇA ( foto de capa)
Grupo Strondum Uberlândia – MG. 50 min.
Intervenção urbana onde os performers interagem com uma carcaça de carro,
utilizando-se de ações cênicas e/ou improvisações, guiadas pelos conceitos de
transformação, deformação e sustentação – em conexão com ação do corpo e a cidade.
Dia 15, quinta, às 21h30.
Deck do Parque Aquático. Grátis.