Quando recebeu a notícia do Comida di Buteco, Cleusa Helena dos Santos Adami, filha de Alcides Lazaro dos Santos, proprietário do Bar do Cidinho, resolveu elaborar um prato que lembrasse alguma refeição do cardápio da família. Após alguns dias, ela se lembrou de um alimento que esteve presente em toda sua vida: a mortadela.
Segundo Helena, esse foi o elemento chave para elaboração do prato do Comida di Buteco, o “Kibertadela”.
“Quase todo mundo gosta de mortadela, e eu quis fazer a união com os ingredientes sugeridos pelo concurso e também com a carne.”, disse.
No prato, cereais são usados na hora da preparação da carne.
“Misturamos o trigo com o kibe, enrolamos em uma fatia de mortadela e fritamos”, afirma.
Helena conta ainda que, antes do Comida, o bar vendia apenas o kibe cru, comprado, mas agora eles usam uma receita feita por eles mesmos e temperam a mortadela em ingredientes secretos.
Bar do Cidinho
Alcides Lazaro dos Santos é ex-caminhoneiro que sempre seguiu as tradições da família. O primeiro dono do bar, em 1963, foi o pai dele, que, alguns anos depois, passou para o irmão de Alcides. Após alguns anos à frente do negócio da família, o boteco foi vendido para outro proprietário.
Ainda com a ânsia de seguir com o bar, Alcides, mais conhecido como Cidinho, deixou a profissão de caminhoneiro e em 1984, comprou o estabelecimento.
De acordo com Cidinho, a vocação de comerciante vem de família. “Tudo começou com o meu avô, em Guaraci, lá o bar se chamava Empório dos Santos, e vendia vários tipos de alimentos, bebidas, ingredientes”, finalizou.
O negócio da família, hoje, continua entre a família. Além de três ajudantes, Cidinho conta com a colaboração de Helena (filha), da esposa e genro. No Bar do Cidinho os clientes encontram mais de 15 porções, além de espeto e pasteis. No local há 45 mesas.
Serviço
Bar do Cidinho
Prato participante: Kibetardela
Endereço: R. Cap. José de Castro, 370 – Vila Anchieta
Telefone: (17) 3033-4072
Funcionamento: Quarta a sexta: 18h a 00h
Sábado: 15h a 00h
Domingo: 16h a 22h
Saiba mais sobre o Comida de Buteco – aqui