O SESI Rio Preto está entre as diversas unidades que sediarão a III Mostra SESI-SP de Música Erudita. Os espetáculos são gratuitos e acontecem de 25 a 27 de agosto, sexta e sábado, às 20h, e domingo às 11h.
Os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI na página www.sesisp.org.br/meu-sesi. Os ingressos remanescentes serão distribuídos na bilheteria do teatro no dia de cada apresentação.
Dividido em quatro séries temáticas, A Música pelo Mundo, Compositores Nacionais, Crossover e História da Música, o evento conta ainda com um bate-papo entre o público e os grupos.
Neste diálogo, os artistas revelarão as singularidades do gênero, processos de composição e os contextos e curiosidades das obras, período histórico e instrumentação. Uma oportunidade única de aproximar o público do trabalho artístico.
Em São José do Rio Preto
Uma viagem aos períodos que marcaram a trajetória do erudito é o que propõe a série A História da Música. O brilhante concerto de Jean William e Quinteto Bachiana SESI-SP, evidencia, a partir de pesquisas, um panorama integral da música instrumental e seus paralelos com a história da arte, no dia 25 de agosto, sexta-feira, às 20h.
A Música pelo Mundo exibe a importância dos diferentes países na formação musical e instrumental de seus compositores. A mostra traz no dia 26 de agosto, sábado, às 20h o renomado Olam Ein Sof. A apresentação ilustra o mérito da influência cultural local, que cede à música erudita um tom sonoro esfuziante e belo.
A série Compositores Nacionais expõe a originalidade dos músicos eruditos brasileiros e seus alcances que se projetam até o âmbito internacional. Na peça musical de Quarteto Radamés Gnattali, que acontece no dia 27 de agosto, domingo, às 11h, é possível enxergar todo o contexto histórico e artístico da época em que as composições foram criadas.
Sobre as atrações:
Jean William e Quinteto Bachiana SESI-SP
L – Livre para todos os públicos. Erudito, 60 min.
O Quinteto Bachiana SESI-SP é formado por musicistas oriundos da Bachiana Filarmônica SESI-SP, mantida pelo SESI-SP e sob a direção artística do renomado maestro João Carlos Martins. Na formação de oboé, violinos, viola e violoncelo.
Neste concerto especial, a harmonia do grupo abrilhanta ainda mais a voz do jovem tenor Jean William, considerado um dos expoentes brasileiros no canto lírico. Também apadrinhado pelo maestro João Carlos Martins, o cantor já se apresentou em importantes teatros como o Lincoln Center de Nova York, Sala São Paulo e em países como Itália, Suíça, Emirados Árabes, Portugal, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Voz: Jean William | Oboé, Viola, Violinos e Violoncelo: Quinteto Bachiana SESI-SP
Olam Ein Sof
Cantigas Medievais da Europa Latina
L – Livre para todos os públicos. Erudito, 60 min.
“O Mundo dos Infinitos” é muito mais do que o significado de Olam Ein Sof, trata-se da perspectiva que os músicos Marcelo Miranda e Fernanda Ferretti querem levar ao público, mostrando os mais diferentes ângulos da música erudita. No concerto, o duo interpreta as músicas medievais composta em francês, latim, galego, provençal, ladino e italiano pela realeza, trovadores e compositores desconhecido. Instrumentos como cistre, rabeca, oud, mondo mandolin e flauta doce compõem o clima da época.
Cistre, oud, rabeca medieval e flauta doce: Marcelo Miranda | Voz, mondo mandolin e percussão: Fernanda Ferretti
Quarteto Radamés Gnattali
O Melhor de Villa-Lobos para Cordas – 130 Anos de Nascimento
L – Livre para todos os públicos. Erudito, 60 min.
No ano em que o maior compositor brasileiro completaria 130 anos de vida, o único grupo que executou sua obra integral ao vivo na América do Sul celebra a sua genialidade. Aprender sobre a vida e a obra de Heitor Villa-Lobos é tão enriquecedor quanto ouvir suas belas composições. O concerto apresenta uma história linear, oferecendo o repertório de forma cronológica para permitir ao público entender as experiências adquiridas pelo compositor ao longo de sua vida e como elas influenciaram na sua escrita.
Primeiro violino e direção artística: Carla Rincón | Segundo violino: Andreia Carizzi | Viola: Marco Catto | Violoncelo: Hugo Pilger
III Mostra SESI-SP de Música Erudita
Local: Teatro do SESI São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656, Vila Elvira
Datas e horários: 25 a 27 de agosto, sexta e sábado, às 20h e domingo às 11h
Classificação indicativa: livre
Gênero: Música Erudita
Informações: (17) 3224-6611
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos remanescentes serão distribuídos 01 hora antes do início do espetáculo.