Sacar saltando em uma partida de vôlei era inédito até 1984. Foi nas Olímpiadas deste ano, em Los Angeles, que Montanaro, juntamente à chamada geração de prata, popularizou a nova maneira de sacar no jogo que conquistou a primeira medalha Olímpica para o Brasil. Essas duas conquistas foram registradas no documentário “Viagem – O Saque Que Mudou o Vôlei”, integrante da Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que será exibido nesta quarta, 23, às 20h, no Teatro do Sesc Rio Preto. Após a exibição, Montanaro bate-papo com o público sobre a sua trajetória.
José Montanaro Jr., mais conhecido como Montanaro, um dos líderes da famosa geração de prata, jogou por 18 anos como profissional de vôlei. Integrou a Seleção Brasileira de Vôlei e outros quatro clubes, C. A. Paulistano, ADC Pirelli, G.S. Edilcuoghi (Itália) e E.C. Banespa, ao longo da carreira.
Pela Seleção Brasileira, vestiu a camisa em 304 jogos, conquistando vários títulos como os 12 Sul-Americanos, os 11 campeonatos paulistas, os 13 campeonatos brasileiros, além da medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, inédita na sua modalidade. Mesmo depois de deixar as quadras, em 1993, Montanaro não a abandonou efetivamente.
Desde 1993, o jogador segue atuando como gestor. Iniciou no Banespa, último clube que defendeu, hoje chamado de Brasil Vôlei Clube, e posteriormente se transferiu para o SESI-SP. De lá para cá, colabora de outra maneira para o desenvolvimento do vôlei brasileiro, fazendo trabalhos de formação, iniciativas sociais e descoberta de talentos.
Este grande nome do esporte conta em detalhes o inesquecível jogo em companhia de Willian e Renan em um bate-papo no Sesc Rio Preto. Os ingressos para assistir Viagem – O Saque Que Mudou o Vôlei e participar do encontro estarão disponíveis na Central de Atendimento do Sesc a partir das 19h do dia 23 para retirada gratuita.