EXPO Rio Preto recebe  gado leiteiro

0
231

022

 

O Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, onde será realizada 54ª Exposição Agropecuária de Rio Preto, começou a receber as primeiras cabeças de gado leiteiro das raças Girolando e Gir. A EXPO 2015, que será realizada de 12 a 22 de março, destinou o primeiro turno para o gado leiteiro. Estão previstas a participação de 450 cabeças de gado.

O primeiro turno vai reunir a maior concentração de criadores de gado de leite da história da Expo Rio Preto, com as melhores vacas leiteiras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Os julgamentos das raças serão realizados de 12 a 14 de março. Rio Preto é uma das etapas do ranking nacional das raças Girolando e Gir. O julgamento do gado Girolando será feito por juízes credenciados pela Associação Brasileira de Criadores de Girolando. O julgamento da raça Gir é uma realização da ABCGIL – Associação Brasileira de Criadores do Gir Leiteiro.

Também será realizado o torneio leiteiro das raças. Segundo Luís Augusto Paglione, da comissão organizadora, serão quatro dias de ordenha e vence a vaca que produzir mais leite. “Teremos vacas que poderão produzir até 100 litros de leite por dia”, informou. “Rio Preto tem a maior bacia leiteira do Estado de São Paulo. Por isso, o 1º turno está tão forte e prestigiado”, completou. No dia 14, acontece o leilão de gado leiteiro, que será transmitido, ao vivo, pelo Canal do Boi.

Com uma expectativa de movimentar em torno de R$ 5 milhões, a 54ª Exposição Agropecuária de São José do Rio Preto está dividida em dois turnos e já tem confirmadas 1.200 cabeças de gado. Mais de mil pessoas estarão trabalhando na festa, que este ano terá como novidade uma Exposição Nacional de Touros de Rodeio.