Exposição apresenta estilo Pop Art em telas e móveis no Espaço Cultural Iguatemi

0
312

Mostra POP ART COLLECTION traz obras do artista plástico Eduardo Bittencourt que expõe, pela primeira vez, mobílias customizadas com pop art.

De 02 a 22 de junho, o Iguatemi  Rio Preto recebe a exposição POP ART COLLECTION do artista plástico Eduardo Bittencourt. Inspirado nas cenas cotidianas, pessoas e celebridades, da música e do cinema mundial, e no “pop art” – movimento artístico que surgiu na Europa, nos anos 1950, e que ganhou força, nos Estados Unidos, na década de 1960 -, o artista apresenta em 10 telas e 5 móveis sua arte, que extravasa no colorido e chama atenção pelos traços fortes.

A exposição, que acontece no Espaço Cultural Iguatemi, no Piso Superior do shopping, traz, literalmente, a arte pop em grandiosidade. São pinturas em diversos tamanhos, com telas de 70 X 50 centímetros até quadros de 2 metros de comprimento por 2 metros de largura. Na mostra, o público ainda vai poder identificar nas pinturas as imagens icônicas de figuras célebres como James Dean, Marilyn Monroe, Carmem Miranda e Audrey Hepburn, característica marcante do movimento pop art. Afinal, quem não se lembra do retrato colorido, em 1962, pelo artista Andy Warhol – com tons fortes e vibrantes -, que teve como base a imagem, em preto e branco, do rosto da diva Marilyn Monroe, e que popularizou o estilo de pintura pop?

FASHION MOBILE
A mostra POP ART COLLECTION marca também o pré-lançamento da coleção FASHION MOBILE, com móveis customizados. É a primeira vez que Eduardo apresenta essa vertente de seu trabalho, que será lançada oficialmente no próximo ano. No Espaço Cultural Iguatemi, estarão expostas cinco cadeiras, no estilo Luis XV, customizadas a mão. “Transporto a arte das telas para o móvel”, ressalta o artista.

A ideia do FASHION MOBILE é imprimir seus traços em móveis antigos, itens de família, ou peças que as pessoas tenham identificação por seu modelo ou história, transformando-as uma obra de arte única. “Tento captar toda a essência do móvel, o que ele representa para o dono, e expresso isso em arte. No caso das cadeiras, no colorido escolhido para o tecido do estofado até no tratamento e na cor da madeira que dá estrutura à peça”, revela Eduardo.

A apresentação das obras faz parte da série de exposições que irá acontecer, ao longo o ano, com os artistas que fazem parte do Núcleo de Cultura da Acirp e participaram da Mostra Coletiva Identidade Social, nos meses de abril e maio, no Iguatemi Rio Preto. Entre os artistas: Carlos Bacchi, Carlos Mazzaro, Daniela Pinheiro, Edson Ramos, Fabian Rodrigues, Germana Zanetti, Héstia Tenfuss, Mara Chiavegatti, Newton Malvezzi, Norma Vilar, Orlando Fuzinelli, Regina Cheida, Ricardo Milani, Roberto Bernardo, Romildo Cardoso, Tadeu Guerra e Toca Gonçalves.

“As exposições, em parceria com a Acirp, vem de encontro com um dos pilares do Iguatemi, que é fomentar a cultura. Essa iniciativa é uma maneira de mostrar as várias vertentes da arte – foto, tela, cerâmica, entre outras – e valorizar os trabalhos dos artistas da nossa região. Para isso, abrimos o Espaço Cultural Iguatemi – um local, especialmente, projetado para receber as obras -, dando acesso ao grande público para conhecer um pouco mais de nossos artistas”, comenta a Gerente de Marketing do Iguatemi Rio Preto, Keli Silva.

Sobre o artista
Eduardo Bittencourt que teve seu “debut” no mundo da arte na cidade do Rio de Janeiro, em 2015, foi apontado como revelação em seu estilo pop art/grafit com a exposição MADE IN RIO, exclusiva sobre a cidade maravilhosa, mostra que rendeu parcerias com galerias de arte da capital fluminense. Formado em Publicidade, atuando na área de marketing, Eduardo, há dois anos, começou a se dedicar as artes plásticas, por meio de suas pinturas em estilo pop art. Natural de Olímpia, interior de São Paulo, o artista reside, hoje, em São José do Rio Preto, e já conta em seu currículo mais de 300 obras vendidas distribuídas por todo Brasil e em mais seis países.

[mp_ads_system ads_system_select=”15990″]