O Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, onde será realizada 54ª Exposição Agropecuária de Rio Preto, recebeu na manhã desta terça-feira (3/3), três produtos – duas fêmeas e um macho – da vaca birecordista mundial de produção Girolando, Helenita Fiv Alegre. A matriz tem um pico de produção de 78,910 quilos de leite e pertence à Fazenda Quilombo, de Capinópolis/MG.
Helenita pertence ao produtor Winston F. Almeida Drummond e teve 50% das suas cotas comercializadas. Ela está avaliada em R$ 1,2 milhão, sendo doadora consagrada em produção e valorização da raça Girolando. “É um privilégio receber um gado com esse índice de pureza. Nós estamos com três filhos da Helenita e como já anunciamos, o primeiro turno vai reunir a maior concentração de criadores de gado de leite da história da Expo Rio Preto, com as melhores vacas leiteiras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro”, declarou Luís Augusto Paglione, da comissão organizadora da EXPO.
As primeiras cabeças de gado leiteiro das raças Girolando e Gir começaram a chegar na segunda-feira. A EXPO 2015, que será realizada de 12 a 22 de março, destinou o primeiro turno para o gado leiteiro. Estão previstas a participação de 450 cabeças de gado.
Os julgamentos das raças leiteiras serão realizados de 12 a 14 de março. Rio Preto é uma das etapas do ranking nacional das raças Girolando e Gir. Também será realizado o torneio leiteiro das raças. No dia 14, acontece o leilão de gado leiteiro, que será transmitido, ao vivo, pelo Canal do Boi.
Com uma expectativa de movimentar em torno de R$ 5 milhões, a 54ª Exposição Agropecuária de São José do Rio Preto está dividida em dois turnos e já tem confirmadas 1.200 cabeças de gado. Mais de mil pessoas estarão trabalhando na festa, que este ano terá como novidade uma Exposição Nacional de Touros de Rodeio.