De 03 a 11 de agosto de 2024, a Estância Turística de Olímpia promove mais uma edição de um dos maiores e mais importantes encontros da cultura popular brasileira. Vem aí o 60º Festival Nacional do Folclore, que este ano, celebrando seu Jubileu de Diamante, receberá 60 grupos de todas as cinco regiões do país.
Com o tema “Olímpia: o solo sagrado do folclore brasileiro”, a edição especial faz uma homenagem à história da cidade, terra natal do FEFOL, e também ao próprio festival e personagens importantes de sua trajetória.
A programação da festa terá início neste sábado, dia 03 de agosto, a partir das 19h30, com a cerimônia oficial, incluindo o tradicional Hasteamento das Bandeiras e, na sequência, o esperado Espetáculo de Abertura, que este ano, terá um número recorde de participantes, com cerca de 600 envolvidos, a maioria deles alunos da rede municipal de ensino, além de professores, funcionários e amigos da Educação. Entre os participantes convidados estão a Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino, Colégio Liceu, os grupos parafolclóricos olimpienses, Frutos da Terra, GODAP e Anástasis, Companhia Arte N’Alma e o Projeto Iniciação Teatral Olímpia.
A apresentação especial de 60 anos terá ainda uma novidade: a participação inédita de dançarinos dos grupos visitantes do FEFOL, que estão ensaiando à distância algumas cenas, provando que o Festival de Olímpia celebra mesmo o Brasil inteiro.
Enredo
Inspirado no tema do 60º FEFOL, o enredo do Espetáculo de Abertura apresentará um enredo que resgata aspectos econômicos e sociais característicos da época de fundação do município até os primórdios do Festival do Folclore, o evento mais tradicional de Olímpia, que nasceu nas escolas, por iniciativa do saudoso Professor José Sant’anna, que, ao lado de outros educadores, procuraram incentivar o estudo e as pesquisas sobre o folclore, o que até hoje é realizado durante o ano letivo, enraizando o amor pela cultura já na infância, no dia a dia das crianças olimpienses, nas escolas municipais.
Assim, o espetáculo mostrará para o público o porquê Olímpia é a Capital Nacional do Folclore, lugar que reúne o Brasil inteiro, há 60 anos. Gente de norte a sul desse imenso país se encontra para viver nessa festa a certeza de que o Folclore tem chão e que o destino é certeiro, que Olímpia se tornou, e assim continuará, o solo sagrado do Folclore Brasileiro.
Após a apresentação, a cerimônia continua com os discursos oficiais e a recepção dos grupos participantes na arena e, na sequência, o início das apresentações da primeira noite, a partir das 21h15, com 15 grupos. Quem abre a programação do Palco Principal é o CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí/RS, em um gesto de homenagem e respeito aos irmãos gaúchos, tendo em vista a superação que representa a presença do grupo em Olímpia, diante da tragédia com as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, há três meses.
Em seguida, se apresentam, o Grupo Folclórico Parafusos – Lagarto/SE, Catupé Cacunda Nossa Senhora das Mercês – Catalão/GO, Congada Terno de Sainha Irmãos Paiva – Santo Antônio da Alegria/SP, Moçambique Mamãe do Rosário – Catalão/GO, Grupo Eita de Projeções Folclóricas – João Pessoa/PB, Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá – Guarujá/SP, Congo de Oeiras – Oeiras/PI, Boi Calemba Pintadinho – São Gonçalo do Amarante/RN, FITAS – Grupo de Tradições Folclóricas de Montes Claros/MG, Grupo de Suça Tia Benvinda – Natividade/TO, Grupo de Siriri São Gonçalo Beira Rio – Cuiabá/MT, Grupo Parafolclórico Flor da Serra – Chã Preta/AL, Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho – Soure/PA e o Coco de Roda Reis do Cangaço – Maceió/AL.
Domingo
No domingo, dia 04 de agosto, a programação começa às 10h, com a tradicional Missa em Ação de Graças ao Festival na Igreja Matriz de São João Batista. À noite, o Palco Principal começa às 19 horas, com 17 apresentações: Grupo Folclórico Ratoeira da Magia – Florianópolis/SC, Folia de Reis Nova Estrela do Oriente – Miracema/RJ, Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros – Carmópolis/SE, Terno de Moçambique “São Benedito” – Olímpia/SP, Maracatu Vozes da África – Fortaleza/CE, Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema – Campina Grande/PB, Grupo de Caboclos Malhação de Judas – Major Sales/RN, Grupo de Cultura Os Cariris – Taperoá/PB, Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas Cidade Menina Moça (GODAP) – Olímpia/SP, Grupo Eita de Projeções Folclóricas – João Pessoa/PB, Grupo Parafolclórico Frutos da Terra – Olímpia/SP, Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas – Fortaleza/CE, Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Belém/PA, Grupo Sociocultural Cara da Rua – Miracema/RJ, CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí/RS, Bumba Meu Boi Cão de Raça – Maceió/AL e Papanguarte – Balé Popular de Bezerros/PE.
VILA BRASIL
No espaço cultural da Vila Brasil, a apresentação de violeiros do sábado (03), a partir das 21 horas, ficará por conta dos artistas, Jean Carlos Material – Olímpia/SP e Manu Viola – Severínia/SP e do trio Marcos Paulo, Zé Pereira e Juninho da Viola – Olímpia/SP. No domingo (04), a partir das 20h, se apresentam o Grupo “Amigos & Violas” – Olimpia/SP e as duplas, Juracy e Juarez Martins – Cajobi/SP e Bazan Viola e Ferreira – Olímpia/SP.
O EVENTO
Ao todo, 60 grupos de danças, folclóricos e parafolclóricos participam do FEFOL 2024, representando 17 estados brasileiros. São 4 grupos do Norte, 16 do Nordeste, 4 do Sul, 4 do Centro-Oeste e mais de 30 do Sudeste, incluindo os grupos olimpienses. Desse total, mais de 40 grupos são visitantes e 17 são de Olímpia, somando 10 participações inéditas.
Com expectativa de reunir o maior público de todos os tempos, o 60º FEFOL espera atrair mais de 180 mil pessoas, durante todas as atividades dos nove dias de festa. O palco do festival é o Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, que leva o nome do saudoso idealizador do evento.
Com entrada gratuita, o festival conta com uma programação diversificada, durante o dia e à noite, repleta de atividades educativas, recreativas, artísticas e culturais. A programação completa do 60º FEFOL está disponível no site https://tinyurl.com/Programacao-FEFOL2024
O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio de projetos de incentivo cultural e empresas olimpienses. De 03 a 11 de agosto de 2024, Olímpia é o solo sagrado do folclore brasileiro.
CANAIS OFICIAIS:
http://www.folcloreolimpia.com.br