Duas peças do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto – FIT – estão na mira do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Trata-se de um dos mais respeitados da área cultural em todo o país.
“Gritos” concorre na categoria Autor (Arthur Ribeiro e André Curti). “Jacy” concorre nas categorias Espetáculo e Autor (Pablo Capistrano e Iracema Macedo). “Jacy”, inclusive, ainda tem ingressos à venda para sessões durante o Festival. A indicação de 2017 ocorreu no último dia 3.
Encenado pela Cia. Dos à Deux, nos dias 7 e 8, o espetáculo “Gritos” tem concepção, dramaturgia, cenografia e direção de André Curti e Arthur Ribeiro. Indicados na modalidade Autor. São três poemas gestuais metafóricos, construídos a partir do tema amor. A peça não tem diálogos, e sim gestos, articulando um discurso sem palavras.
Trabalhando com teatro gestual há anos, André e Arthur transformam-se em bonecos de proporções humanas, auxiliados pela marionetista russa Natacha Belova e pelo brasileiro Bruno Dante. Partes dos seus corpos (cabeça, mãos, pés e braços) foram esculpidos em gesso e trabalhados em diferentes materiais.
A peça de teatro documental “Jacy”, narra a história real de uma mulher, a partir de uma frasqueira abandonada em avenida de Natal (RN). Dentro da frasqueira, radiografias, agenda telefônica e a vida de Jacy, 90 anos. Uma mulher que se envolveu em conflitos políticos, atravessou a ditadura militar. Apaixonou-se por um soldado americano na 2ª Guerra Mundial e morreu no início de 2000.
A pesquisa dos artistas sobre essa mulher revela uma série de coincidências e mistérios. A encenação mistura realidade e ficção para discutir como a sociedade brasileira prioriza os jovens em detrimento dos mais velhos. O texto é assinado pelos filósofos Pablo Capistrano e Iracema Macedo, que concorrem também na modalidade Autor.
A montagem será encenada dias 12 e 13, às 21h30, no Teatro Municipal. Ainda há ingressos disponíveis. Para a sessão do dia 12 de julho, os interessados podem comprar os ingressos nas bilheterias. Já para o dia 13, há possibilidade de compra online e presencial.
A Associação Paulista de Críticos de Arte nasceu em 1951. Voltada para o teatro e hoje premia trabalhos de arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música erudita, moda, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e TV.
Prêmio APCA
Gritos
Dias 7 e 8 de julho
Horário: 21h30
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Jacy
Dias 12 e 13 de julho
Horário: 21h30
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto