Rio Preto é palco da cena Hip Hop nos próximos dias, com a chegada da segunda edição do Projeto HipHopCidade 2.0.
O evento é realizado pela Prefeitura, e tem participação direta de artistas locais, coletivos culturais e população em geral. A programação é inteiramente gratuita, tanto para participantes como para o público.
No domingo (17), quem comanda as atividades é o grupo Corpo Mágico, que realiza campeonato de popping, das 9h às 22h. No período da manhã, haverá workshops, na Casa de Cultura Dinorah do Vale. A partir das 13h, palestra e batalhas de dança, na Swift.
“O popping é uma modalidade de dança urbana, assim como o breaking. É feita com a contração do corpo, como se o dançarino fosse um robô”, explica Emerson Bastos Serene, mais conhecido como Professor Bad.
O diretor da companhia de dança Supersonic B.Boys também destaca que o evento contará com jurados reconhecidos vindos de São Paulo. A expectativa é que pelo menos 300 pessoas de toda a região participem das atividades ao longo do dia.
Já nos dias 23 e 24, o breaking domina a cena sob a tutela do grupo O Rei da Cidade. No sábado, a partir das 10h, em frente ao Praça Shopping, b-boys e b-girls apresentam as origens da dança de rua. E no domingo, a partir das 14h, a Swift é palco de batalhas dançantes. tem, também, a comemoração dos 10 anos do grupo rio-pretense Beat Squad.
“Participo da cultura Hip Hop de Rio Preto há 16 anos . não lembro de termos tido uma iniciativa tão bacana como esta, de reunir vários grupos num evento. Isso nos fortalece”, comemora o b-boy Raffa.
A cultura Hip Hop é formada, essencialmente, por quatro representações artísticas. O DJ (disk jockey), que toca a música, o breaking, modalidade de dança urbana, o grafite, arte visual e o
MC (mestre de cerimônia)/rap, que faz poesia cantada.
O Projeto HipHopCidade 2.0 surgiu com o objetivo de reunir as muitas frentes dessa cultura. Ela se manifesta com diversidade de formas e pontos da cidade. Ele surgiu a partir do Fórum Escuta, realizado pela Cultura em janeiro.
“Compromisso social, solidariedade e valorização da ética permeiam a cultura hip hop. A arte conta com constantes grupos de pesquisa e atualização de repertório. Esses sujeitos trazem inovação ao fazer cultural”, destaca a assessora da pasta, Mirian Shaw.
A primeira edição do projeto foi realizada durante uma semana em abril. Teve a participação de três coletivos: Duelo de Titãs, Semana do Hip Hop e Domingo de Cores. O “2.0” diz respeito, inclusive, às duas edições de realização do evento.
SERVIÇO
HipHopCidade 2.0
17/9 (domingo), das 9h às 22h
CAMPEONATO DE POPPING – CORPO MÁGICO
– Na Casa de Cultura Dinorath do Vale
9h – Workshop de Locking Com Mister Jeff – Action Family
10h – Workshop de Popping Com Renantd – Action Family
11h – Cypher Jam com Dj Basin
– na Swift
13h – Bate Papo com Marcelinho e Casper Bsc
14h – Abertura: Djs Bocka E Bepo, Show Case De Popping – Action Family
15h – Inscrição dos Competidores
16h – Batalhas Popping – Dj Bepo
17h – Quartas de Final – Dj Bocka
18h – Semi Final – Dj Bepo
19h – Final e Entrega da Premiação – Dj Bocka
20h – Cypher Jam de Encerramento – Dj Bocka E Bepo.
23/9 (sábado), às 10h
Em frente ao Praça Shopping
O REI DA CIDADE
Bboys/B-girls de rua, roda de Breaking. Voltando as origens, apenas o rádio tocando os Breakbeat e os bboys/b-girls dançando na rua, interagindo com a cidade e o público
24/9 (domingo), às 14h
Na Swift
O REI DA CIDADE
Batalha de Breaking O REI DA CIDADE+10 anos BEAT SQUAD
Batalha de Breaking 1 vs 1, 3 vs 3